Publicado em: 16 de junho de 2011 10h06min / Atualizado em: 21 de março de 2017 14h03min
A eleição ocorreu durante o XXIV Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (Forgrad), nos dias 29 de maio e 1º de junho, em Palmas, estado do Tocantins. A professora Claudia Finger-Kratochvil assume a coordenação do Fórum da Região Sul do Forgrad no biênio 2011-2012. O Forgrad 2011 teve como tema “Ensino, pesquisa e extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos”.
Na presidência do Forgrad, assumiram Waldenor Barros Moraes Filho, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntamente com Eurides Kuster Macedo Junior, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Para a coordenação do Fórum da Região Sul unem-se a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), representada pela professora Robinalva Borges Ferreira.
A programação desta edição do Forgrad foi organizada em sessões de conferências sobre o tema central. Entre os assuntos abordados nas conferências, o Plano Nacional de Educação 2011-2020, bem como a qualificação e a expansão no ensino superior brasileiro, a premente necessidade da articulação do ensino, pesquisa e extensão na esfera da graduação e os desafios do ensino superior na qualificação da Educação Básica. O evento também abriu espaço para debates em torno do currículo, formação e mundo do trabalho do profissional da educação, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Um dos principais apontamentos do Forgrad 2011, na percepção da pró-reitora de Graduação da UFFS, foi a necessidade recorrente de as políticas de graduação voltarem-se para as questões de ingresso, permanência e sucesso do aluno no ensino superior, tema que, segundo Claudia Finger, foi abordado sob diferentes olhares durante o encontro. Conforme a professora, “chamou-se atenção também para a necessidade de se fazer um amplo debate sobre a regulação, apontando para a necessidade de novas formações e desenhos curriculares que atendam estas formações diante dos desafios de desenvolvimento regional”. Segundo Finger, outro ponto de discussões durante o evento foi “a urgente carência da integração dos três pilares fundamentais do ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da graduação e a importância de um novo olhar para a formação à docência superior”.
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