Processo de Enfermagem: da teoria à prática no cuidado oncológico é o mais recente lançamento da Editora UFFS
Organizadoras são docentes da UFFS, UNOESC e UDESC

Publicado em: 10 de abril de 2023 14h04min / Atualizado em: 12 de abril de 2023 12h04min

O novo lançamento da Editora UFFS “Processo de Enfermagem: da teoria à prática em oncologia”, que trata do cuidado de enfermagem ao paciente oncológico, foi escrito por 28 autores e coautores. Os seis capítulos apresentam os aspectos históricos e contextuais do cuidado em oncologia, o relato acerca do desenvolvimento e a implantação do histórico de enfermagem no serviço de oncologia do Hospital Regional do Oeste, os resultados de uma pesquisa sobre a prevalência dos Diagnósticos de Enfermagem em pacientes com neoplasias gastrointestinais, a apresentação da Matriz Assistencial com a ligação entre os diagnósticos, intervenções e resultados de Enfermagem para o atendimento a pacientes em tratamento oncológico, o relato da informatização do Processo de Enfermagem no Hospital Regional do Oeste e, finalizando, um capítulo aborda o ensino do Processo de Enfermagem em oncologia.

Trata-se do terceiro volume da Coleção Processo de Enfermagem: da teoria à prática, proposta à Editora UFFS pela docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS e pesquisadora, Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt. Para ela, “a coleção consiste na produção de obras com teor didático e pedagógico, cuja principal finalidade é a formação em enfermagem”.

Julia também é uma das organizadoras do terceiro volume, em parceria com Edlamar Kátia Adamy, docente e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), e Carla Argenta, docente e pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Para as organizadoras, “é uma obra que pode contribuir com o processo de aprendizado de estudantes e de enfermeiros, além de ser uma leitura essencial para docentes que atuam no ensino teórico, prático e na pesquisa. O conteúdo revela um modelo construído que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico de profissionais de enfermagem que desejam adaptá-lo à sua vida profissional” – avaliam.

Vander Monteiro da Conceição, enfermeiro oncológico e membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO), prefaciou a obra e a classifica como “elemento primordial no currículo formativo dessa especialidade, uma vez que se discutem pontos fulcrais que vão do reconhecimento da oncologia e sua relação com a enfermagem, e se coloca em evidência o PE como ferramenta teórico-prática que consolida esta categoria profissional como pensante para o cuidado em oncologia”.

A obra está disponível na página da Editora UFFS