Publicado em: 26 de novembro de 2021 15h11min / Atualizado em: 26 de novembro de 2021 16h11min
Desde setembro, o professor da UFFS – Campus Chapecó Joviles Vitório Trevisol está na Holanda desenvolvendo uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Leiden, no Centre for Science and Technology Studies (CWTS), ligado à Faculdade de Ciências Sociais. O projeto foi aprovado pelo CNPq em 2020 e a bolsa foi implementada em 2021 em virtude da crise sanitária provocada pela covid-19.
De acordo com Joviles, a avaliação da pesquisa e da pós-graduação é um dos temas centrais de investigação do CWTS e essa foi a principal razão que o motivou a submeter o projeto ao CNPq, pois o modelo de avaliação da pós-graduação e da pesquisa da Holanda é bastante diferente do adotado pelo Brasil. “A autoavaliação e a multidimensionalidade são dois pilares centrais do processo de avaliação. O modelo U-Multirank vem sendo adotado por cerca de 96 países. O propósito fundamental do projeto de pós-doutorado é estudar as políticas de avaliação da pós-graduação na Holanda, particularmente como a autoavaliação é concebida e realizada pelas instituições e pelos programas de pós-graduação”, explicou.
Ainda de acordo com Joviles, a experiência de autovaliação da Holanda oferece muitas contribuições para o aprimoramento do modelo de avaliação da pós-graduação brasileiro. “A autoavaliação é uma dimensão central, especialmente para universidades novas como a UFFS, que estão implantando a pós-graduação a sua pesquisa”, ressaltou.
Universidade de Leiden
A Universidade de Leiden é a mais antiga universidade da Holanda e uma das mais conceituadas instituições do mundo. Até o momento, 16 cientistas da instituição foram agraciados com Prêmio Nobel.
O Centre for Science and Technology Studies (CWTS) conta com 76 pesquisadores provenientes de vários países e é um centro multidisciplinar, composto por pesquisadores provenientes das ciências sociais, ciências da computação, matemática, cienciometria, economia, administração e outras.
O CWTS é considerado um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo sobre avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação e seus impactos na sociedade. Em 2015, o CWTS ficou bastante conhecido no Brasil em virtude de um importante artigo publicado na Revista Nature, intitulado “The Leiden Manifesto for research metrics”. Ao longo dos anos o CWTS tem contribuído com o debate internacional sobre o papel da ciência, da tecnologia e da inovação, especialmente os impactos que elas produzem na sociedade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS