Publicado em: 26 de abril de 2013 08h04min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min
Os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antonio Inácio Andrioli e Pedro Christofolli agora integram o Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Coordenado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), o GEA atualmente é composto por 20 pesquisadores, entre representantes do governo e da sociedade civil. O grupo tem o objetivo de aprofundar o entendimento e qualificar os debates acerca da conservação da agrobiodiversidade, sobre os riscos dos Organismos Geneticamente Modificados, e sobre a garantia dos direitos dos agricultores e consumidores.
De acordo com Andrioli, a participação no GEA credencia a UFFS, nacional e internacionalmente, na pauta da conservação da agrobiodiversidade. “Para nós esse convite para participar do grupo não é surpresa, pois a UFFS já nasceu com essa preocupação, sinalizada nos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Já participamos também da CTNBio, que é a Comissão Técnica Nacional da Biossegurança, e o MDA nos considera um parceiro estratégico pela região em que estamos inseridos, onde temos forte atuação da agricultura familiar e camponesa”, destacou.
Andrioli ressalta, ainda, que o grupo organiza artigos e contribui na produção de cartilhas e livros do MDA sobre a temática. “Organizamos e participamos de eventos, como é o caso do VI Seminário Estadual de Agroecologia de Santa Catarina, de onde traremos três integrantes do GEA para uma mesa redonda. A participação no grupo facilita e enriquece muito o debate da temática do meio ambiente e a biossegurança dentro e fora da Universidade”, frisou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS