Professores visitantes sêniors chegam quinta-feira (23) na UFFS

Publicado em: 21 de agosto de 2012 08h08min / Atualizado em: 24 de março de 2017 08h03min

Os oito professores visitantes, aprovados através do edital do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), chegam nesta semana na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Os docentes aprovados terão uma bolsa da CAPES para um período de 24 meses e atuarão na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e junto aos Grupos de Trabalho da Pós-Graduação, com a finalidade de contribuir com o processo de criação e consolidação dos mestrados e doutorados que a instituição pretende implantar.

Para apresentação dos professores, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação organiza um seminário, que será realizado na próxima quinta-feira (23), no auditório da Unidade Bom Pastor da UFFS – Campus Chapecó. O evento inicia às 14h30, é aberto a toda a comunidade acadêmica e também será transmitido por videoconferência para os demais campi da Instituição.

Os professores visitantes aprovados atuarão nas áreas de Educação (um), Estudos Linguísticos (dois), Ciências Sociais (um), Saúde Animal (dois), Agroecologia e Ambiente e Desenvolvimento (um) e História (um).

Veja a lista dos professores aprovados aqui.

As contribuições de um professor visitante

Segundo a proposta submetida à CAPES, pretende-se que a participação do Professor Visitante Nacional Sênior colabore para a implantação, fortalecimento e consolidação da UFFS, em especial no âmbito da atuação nos grupos de pesquisa e nas atividades da pós-graduação.

Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Radin, o Professor Visitante terá participação ativa junto aos Grupos de Trabalho (GTs). “O professor visitante atuará de forma a prestar uma assessoria acadêmico-científica junto aos grupos de trabalhos de sua área específica, auxiliando no processo de implantação dos primeiros programas de pós-graduação stricto sensu, consolidando os grupos e linhas de pesquisa, além de atuar na própria UFFS, por meio de pesquisas, aulas nos programas de pós-graduação e mesmo realização de seminários”, pontuou. “A participação desses profissionais em atividades relacionadas à sua área de atuação, como o desenvolvimento dos projetos de pesquisa que apresentaram no ato da candidatura e as publicações deles decorrentes, a participação em atividades de extensão, a contribuição na instalação dos laboratórios, entre outros, qualificará as atividades acadêmicas dos cursos”, finalizou Radin.