Publicado em: 03 de maio de 2013 08h05min / Atualizado em: 28 de março de 2017 08h03min
A professora doutora Diva Spézia Rangueti foi a primeira palestrante convidada do Programa para Formação Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em 2013. O evento ocorreu no dia 2 de maio, no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó, com transmissão por videoconferência para todos os campi da UFFS. Promovido e organizado pela Diretoria de Organização Pedagógica, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o Programa tem em vista a necessidade de debates propositivos sobre questões referentes aos processos de ensino e aprendizagem no âmbito da UFFS.
Durante a abertura, o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, fez menção ao Programa para Formação Docente como “fruto de um trabalho coletivo para atender os docentes no que é fundamental em sua vida profissional”. O reitor da UFFS, Jaime Giolo, foi na mesma direção ao dizer que “os profissionais de educação necessitam de formação permanente, pois têm envolvimento pleno com o conhecimento, não só em desenvolvê-lo mas também em transmiti-lo”. Conforme Giolo, “a capacitação é um grande desafio, principalmente num processo de expansão na educação brasileira”.
A palestrante convidada, Diva Spézia Rangueti, atualmente é professora titular do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, Campus Jaraguá do Sul. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da PUC de São Paulo, além fazer parte do banco de avaliadores do INEP/MEC. O tema da palestra de Diva Rangueti girou em torno de “Universidade, currículo e interdisciplinaridade”, com destaque a alguns conceitos presentes na construção dos currículos, experiências profissionais nas instituições e no INEP, além de aspectos dos três eixos em que estão constituídos os Programas Pedagógicos dos Cursos (PPCs).
Para a pesquisadora, “o professor precisa ter um olhar mais amplo, mais inquiridor, e não numa única perspectiva”. Segundo Rangueti, isto tem muito a ver com o modo como a universidade está se constituindo para formar o profissional. “Precisamos ajudar a formar essa pessoa, um participante ativo no processo de construção permanente”, avalia.
O próximo evento do Programa para Formação Docente da UFFS está marcado para o dia 28 de maio, com palestra da professora Conceição Paludo, no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó, com transmissão por videoconferência para todos os campi.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS