Publicado em: 07 de novembro de 2024 14h11min / Atualizado em: 07 de novembro de 2024 15h11min
Iniciou em setembro de 2024, com a formação de Grupo de Trabalho, o processo de revisão do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal da Fronteira Sul para garantir que esteja em sintonia com as necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade, as quais estão em constante mudança.
Conforme a Diretoria de Organização Pedagógica (DOP), “a atualização permite ajustar diretrizes para refletir novas demandas educacionais e avanços tecnológicos, além de promover a inclusão e a diversidade, entre outros. A revisão também aumenta a relevância do PPI, destacando a UFFS como uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e a inovação no ensino”.
As etapas da revisão já iniciaram com dois encontros: o primeiro para apresentar as ações do Grupo de Trabalho (GT) e o segundo, presencial, ocorreu no início de outubro. Nesse segundo encontro, foi iniciado o processo formativo e definido a metodologia de abordagem para a revisão do PPI.
A idéia é concentrar as ações em duas fases. Na fase inicial, o Grupo de Trabalho concentrará seus esforços na organização do texto base do PPI. O objetivo é finalizar o ano de 2024 com uma proposta inicial do PPI (texto base). Em seguida, projetando 2025, esse texto será compartilhado entre os campi da UFFS para coletar contribuições. Depois disso e, seguindo uma metodologia de trabalho adotada pelo GT, o texto será enviado à comunidade universitária para realização de consulta pública e conferência para definição do texto final. Por último, o Grupo de Trabalho revisará todas as sugestões e elaborará a minuta final a ser enviada à Reitoria da UFFS.
Confira o cronograma das ações:
PERÍODO |
ATIVIDADES |
|
2024 |
Setembro |
Portaria da Comissão – GT Currículo |
Outubro e Novembro |
Análise das Políticas Institucionais |
|
Novembro e Dezembro |
Seminários Formativos sobre os eixos temáticos |
|
Dezembro |
Consolidação do Texto base de cada grupo/tema |
|
2025 |
Fevereiro e Março |
Conversas Temáticas – trocas de experiências – encaminhamento do texto base nos campi e contribuições |
Abril |
Compilação das contribuições dos campi no texto base pelos grupos/temas |
|
Maio |
Consulta Pública on-line. Coleta de Proposições junto à comunidade local |
|
Junho e Julho |
Compilação dos dados e construção do relatório |
|
Agosto |
Envio da minuta para CONSUNI |
Do que trata o PPI
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é um documento essencial que delineia a política pedagógica da instituição. Ele visa articular e dar sentido às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, orientando-as por diretrizes teóricas, filosóficas e metodológicas que refletem a identidade e os valores da UFFS. O PPI tem um respaldo legal robusto, fundamentado na Constituição Federal de 1988, nos artigos 205, 208 e 225, §1º, inciso VI, além da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Complementando essa base legal, o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, destaca que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Instituições de Ensino Superior (IES) deve integrar o projeto pedagógico, que, entre outras diretrizes, abrange as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, conforme previsto no artigo 21, inciso II. Assim, o PPI se torna um guia fundamental para a construção de uma educação superior de qualidade na UFFS, promovendo uma formação integral e contextualizada.
Desse modo, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é um documento fundamental que desempenha um papel crucial na formação da identidade da universidade, atuando como um balizador do processo educativo. A identidade institucional da UFFS está intimamente ligada às diretrizes do PPI, que define sua missão, visão e valores, proporcionando um direcionamento claro para as estratégias educacionais e o projeto educativo. Esse documento representa o compromisso da UFFS com uma educação que forma cidadãos críticos e engajados, alinhada às características únicas da universidade, como inclusão, diversidade e desenvolvimento regional. Além disso, o PPI é dinâmico e adaptável, permitindo que a UFFS se ajuste continuamente às demandas e realidades do seu contexto, garantindo que sua identidade institucional permaneça relevante. Assim, ao integrar teoria e prática, o PPI assegura uma educação de alta qualidade, pertinente e transformadora, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região e do Brasil.
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