Projetos Pedagógicos dos cursos de Medicina já estão disponíveis on line

Publicado em: 03 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

Os Projetos Pedagógicos dos cursos de medicina a serem implantados na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nas cidades de Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS), já estão disponíveis para consulta no site da instituição. Os interessados em conferir o conteúdo dos projetos podem acessá-los aqui:Projeto Medicina Chapecó e Projeto Medicina Passo Fundo.

Etapas

Para elaboração dos projetos foram constituídas duas comissões, que iniciaram as atividades no dia 28 de agosto, com prazo de trinta dias para finalização das atividades e apresentação dos projetos à comunidade. As comissões eram constituídas por docentes da UFFS, profissionais de saúde das duas cidades envolvidas e membros da comunidade externa. Para socialização dos projetos, foi realizado no dia 24 de setembro, um seminário em Chapecó, que contou com a presença do Secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins.

No dia 28 de setembro, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, cumpriu mais uma etapa primordial para implantação dos cursos. Os projetos finalizados foram entregues ao Ministério da Educação, que procederá à análise e posteriormente se manifestará sobre a aprovação das graduações.

Na última terça-feira (02), o reitor aproveitou a passagem por Chapecó do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para formalizar a entrega dos projetos àquele ministério também (foto).

Os projetos

De acordo com as comissões, os projetos para os dois cursos foram pensados de forma articulada, em consonância com o art. 200 da Constituição Federal, que trata sobre a saúde, e, principalmente, com as diretrizes curriculares da saúde e do plano de expansão dos cursos de medicina proposto pelo MEC e também com a proposta curricular da UFFS.

O curso é baseado em quatro eixos, abordando a formação geral básica, formação institucional, humana e social e também a formação técnico-científica. A carga horária total é de 8270h, sendo a oferta em tempo integral, modalidade presencial e um curso do tipo bacharelado.

Em miúdos, serão 4950h de componentes curriculares com aulas teórico-práticas; 3120h de estágio curricular obrigatório e 200h de atividades curriculares complementares.