Publicado livro sobre produtora de cinema independente do Oeste de Santa Catarina
A autora analisa as produções artísticas da Canibal Filmes entre os anos de 1990 e 2020

Publicado em: 10 de fevereiro de 2025 13h02min / Atualizado em: 10 de fevereiro de 2025 16h02min

A Editora UFFS tem nova publicação à disposição do público que acessa o site da Universidade Federal da Fronteira Sul. O novo lançamento, de autoria de Morgana Jahnke, tem o título de “Canibal filmes: cinema independente e crítica ambiental (1990-2020)”. A publicação foi selecionada pelo Programa de Pós-Graduação de História, Campus Chapecó, no âmbito do Edital Nº 468/GR/UFFS/2023 – Seleção de obras dos programas de pós-graduação da UFFS a serem publicados pela Editora UFFS.

No livro encontra-se o resultado de pesquisa historiográfica sobre a Canibal Filmes, uma produtora de cinema independente que surgiu no início da década de 1990 e se mantém no tempo presente, no município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina. De um modo geral, a história contada investiga as inter-relações socioambientais do Oeste catarinense, a partir das produções artísticas da Canibal Filmes, entre os anos de 1990 e 2020, sob os preceitos teóricos da História Ambiental.

Os três capítulos da publicação tratam de três temas: o contexto de surgimento da Canibal Filmes em relação ao biótopo de Palmitos; as interações e influências da natureza não humana sobre as técnicas e estratégias de produção dos filmes; as análises sobre as denúncias socioambientais através de uma obra cinematográfica, com ênfase no uso de agrotóxicos na produção de erva-mate em monocultura e as respectivas consequências na saúde humana.

Sobre a autora

Morgana Jahnke é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com área de concentração em Fronteiras, Migrações e Sociedade, na Linha de Pesquisa de História do Povoamento, da Agricultura e do Meio Ambiente. Licenciada em História. Professora de História na rede estadual de educação de Santa Catarina. Atualmente, é diretora-presidente do Instituto Águas Novas (ONG socioambiental).

Outras publicações da Editora UFFS podem ser acessadas aqui.