Publicado em: 07 de abril de 2022 16h04min / Atualizado em: 07 de abril de 2022 17h04min
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFFS publicou o Relatório de Autoavaliação Institucional 2022, ano-base 2021. Esse relatório é enviado ao MEC/INEP anualmente até dia 30 de março e posteriormente postado no site da UFFS (veja o link no final do texto). Os resultados da avaliação também são apresentados à equipe diretiva, às coordenações e demais instâncias e divulgados nos espaços e mídias institucionais.
De acordo com a coordenadora da CPA, Ana Maria Olivo, os resultados da autoavaliação possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e a operacionalização é de responsabilidade do Inep.
“Na UFFS, os resultados das autoavaliações de 2022 serão convertidos em planos de ações de melhorias. Por isso, a CPA está trabalhando conjuntamente com a PROPLAN para a integração efetiva entre avaliação e planejamento’, explicou.
As autoavaliações são feitas por meio de pesquisas respondidas por docentes, técnicos administrativos, discentes e também pela comunidade externa. São avaliados o atendimento prestados pelos servidores, o desempenho dos docentes, a infraestrutura da instituição como um todo, os cursos, os componentes curriculares (CCRs), os serviços prestados pelos setores etc. “Pode-se avaliar tudo aquilo que traga informações para contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, atendimento às pessoas e aos processos”, afirmou Ana Maria.
Processo de avaliação
A condução do processo de autoavaliação institucional durante o ano de 2021 contou com a utilização de metodologias qualitativas e quantitativas. Também houve a constituição dos núcleos de avaliação nos campi (NACs). Para Ana Maria, esse foi um passo importante na construção de espaços de diálogo, uma vez que a CPA passou a ser vista como referência, sendo convidada para atuar colaborativamente na melhoria dos diversos processos institucionais. “Esses avanços ainda tendem a se consolidar nos próximos anos, com a retomada da rotina de atividades acadêmicas presenciais nos campi da Instituição e o fortalecimento da cultura de avaliação na Universidade”, disse.
Para a coleta de dados quantitativos foi aplicado um questionário estruturado, composto por 129 questões, distribuídas entre os segmentos incluídos no processo de autoavaliação institucional da UFFS. Além disso, o processo avaliativo contemplou também a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação dos componentes curriculares (CCRs). Nessa etapa, os estudantes puderam avaliar questões mais pontuais em relação a seu curso e a sua vivência acadêmica.
Autoavaliação na UFFS
A avaliação institucional na UFFS tem como referência os princípios e diretrizes fixadas pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, da Secretaria de Educação Superior – Sesu/MEC – Ministério da Educação, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Brasil.
Os processos avaliativos possuem o objetivo de criar e de consolidar uma cultura de autoavaliação, por meio da análise detalhada das condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. Assim, com a finalidade de subsidiar os processos de planejamento interno e as avaliações externas, também contribui para a tomada de decisão coletiva que colabora com a qualificação da Instituição.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS