Quatorze projetos de extensão da UFFS são contemplados em edital do Parque Tecnológico Itaipu
Projetos receberão recursos para equipamentos e atividades de campo, além de bolsas para estudantes e coordenadores

Publicado em: 22 de agosto de 2024 13h08min / Atualizado em: 22 de agosto de 2024 14h08min

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) divulgou nesta quarta-feira, dia 21, o resultado do Edital de Projetos para o Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial n° 001/2024, da Itaipu Binacional, destinado a instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná e região sul do Mato Grosso do Sul. Dos 30 projetos submetidos pela UFFS, 14 foram contemplados no edital, o que resultará em 56 novas bolsas de iniciação à extensão para a Universidade.

No edital foram priorizados projetos nas áreas de educação ambiental, gestão de bacias hidrográficas, agricultura familiar e energias alternativas, entre outros temas relevantes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos selecionados atendem a pelo menos dois dos 17 ODS e terão duração de 12 meses.

A proposta da Itaipu Binacional é, com esta iniciativa, estreitar os laços entre universidades e comunidades, estimulando o desenvolvimento regional sustentável e a inovação social. Foram contemplados pelo edital 200 projetos de extensão e concedidas 1.000 bolsas para estudantes e coordenadores, foram disponibilizados, ainda, recursos para aquisição de equipamentos e para a realização de atividades de campo.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, William Simões, afirma que a PROEC “desempenhou um papel de articulação com os campi da universidade, trabalhando em conjunto com as Coordenações Adjuntas de Extensão, professores e gestores. Esse esforço coletivo incentivou os servidores a submeterem projetos que atendem às demandas da comunidade regional”.

“A construção e o fortalecimento de uma universidade pública e popular passam pelo trabalho coletivo, onde a extensão universitária, integrada ao ensino e à pesquisa, é de extrema relevância. Agradecemos à Itaipu Binacional pela iniciativa do edital e parabenizamos os servidores da UFFS pelos projetos selecionados, que trazem uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável e a inovação social na região”, pontua Simões.

Confira a seguir quais foram os projetos da UFFS selecionados pelo edital:

- Agricultura Familiar e Sustentabilidade: Um Game Book como Prática Inovadora para Transformação Educativa

- CapacitaNutri Rotulagem: Informações para a Escolha e o Consumo Consciente de Alimentos

- Direitos Humanos e Cidadania: O Norte para o Desenvolvimento Humanitário e Social das Comunidades

- Divulgação Científica: Novos Caminhos para um Mundo mais Sustentável

- Educação: Oportunidade para Descobertas e Transformações

- Fortalecimento da Horticultura na Região da Cantuquiriguaçu

- IN.cube SUD – Incubadora de Políticas Públicas do Sudoeste do Paraná

- Jardim Botânico: Cultivando Conexões com a Comunidade

- Observatório do Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná

- Sabores da Agrofloresta: Consolidação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva das Frutas Nativas e Crioulas na Região Centro do Paraná

- Semeando Sustentabilidade: Fortalecimento das Agroindústrias da Agricultura Familiar