UFFS altera sua estrutura de gestão
Cargos de gestão serão diminuídos.

Publicado em: 17 de fevereiro de 2022 11h02min / Atualizado em: 18 de fevereiro de 2022 14h02min

Atendendo ao Ofício Circular No. 1/2022/CGGE/DIFES/SESU/SESu-MEC, que tradas das “Orientações acerca da transformação de cargos comissionados e funções de confiança”, a Reitoria da UFFS decidiu alterar sua estrutura administrativa com o objetivo de transformar dois cargos de direção (CD3) em 18 funções de coordenação de curso (FCCs).

Serão alteradas a CD3 do cargo de coordenador geral para Assuntos Prioritários, da Procuradoria Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul, criada pela Portaria No. 252/GR/UFFS/2018, e a CD3 da Assessoria de Inovação Tecnológica na Educação (ASSITEC), criada pela Portaria nº 608/GR/UFFS/2020, de 03 de junho de 2020.

A ASSITEC tinha como objetivo a estruturação de ambientes de inovação tecnológica no contexto educacional; o aprimoramento didático-pedagógico, a disponibilização de materiais pedagógico e o auxílio na disponibilização de suporte tecnológico estudantil. Tais necessidades foram identificadas a partir da fragilidade dos equipamentos e estrutura de suporte para o ensino remoto, que foi necessário com a pandemia.

A transformação dessas CDs em FCCs supre a defasagem histórica de funções gratificadas para as coordenações de programas de pós-graduação e para alguns cursos de graduação que foram criados recentemente na UFFS.

De acordo com o reitor, Marcelo Recktenvald, a ASSITEC foi criada num contexto de urgência demandado pela pandemia e cumpriu seu papel de auxiliar que a UFFS pudesse ter tido aulas remotas e transmissão de eventos acadêmicos de maneira satisfatória, bem como a reorganização de espaços didáticos convencionais para estruturas que possibilitem a telepresença e eventos híbridos.

O reitor ainda destaca que, como os campi da UFFS estão retomando gradualmente as aulas presenciais, conforme normas estabelecidas institucionalmente, este é o momento da Universidade fortalecer os programas de pós-graduação, reconhecendo o justo valor dos seus respectivos coordenadores, que desempenham um trabalho muito eficiente e bastante demandante.

A disponibilização das CDs pela UFFS seguirá os trâmites do ofício circular do MEC, em que o retorno e disponibilização das respectivas FCCs levará o tempo de reorganização e redistribuição desses cargos pelo MEC, o que pode levar até 6 meses para ser concretizado.