Seis projetos da UFFS são aprovados no Edital n° 9/2023 da Fapergs
Fundação dará apoio financeiro às propostas aprovadas, quatro delas são do Campus Erechim e duas do Campus Cerro Largo

Publicado em: 09 de agosto de 2024 14h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2024 17h08min

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) publicou recentemente o resultado final das propostas aprovadas no Edital n° 9/2023 – Programa Pesquisador Gaúcho (PqG), para as quais será dado apoio financeiro. Foram disponibilizados pelo edital R$ 25 milhões, destinados a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado do Rio Grande do Sul. Dentre os contemplados estão seis projetos inscritos por docentes da UFFS, sendo dois do Campus Cerro Largo e quatro do Campus Erechim.

Confira a seguir um pouco sobre cada um dos projetos contemplados na UFFS.

Educação Emocional e profissão docente: Processos autoformativos

Projeto coordenado pela professora Adriana Salete Loss, do Campus Erechim, tem como abordagem a realização de processos formativos para a socialização das experiências e saberes, com o objetivo de organizar comunidades de aprendizagem, entendidas como grupos, que, de forma colaborativa e continuada, partilham e interrogam criticamente as suas práticas, orientados para a aprendizagem e para o seu desenvolvimento profissional.

A pesquisa é oriunda do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE), que tem como membros professores da Educação Básica e do Ensino Superior e estudantes da graduação e pós-graduação. Os membros participantes são do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Goiás, do Espírito Santo, Pernambuco e de Lisboa. Os encontros do GRUPEE ocorrem na modalidade virtual.

Conforme a professora Adriana, “o recurso da Fapergs, contribuirá para fortalecer a pesquisa nacional e internacional, possibilitar viagens de estudo, para a publicação em periódicos e livros, para tradução em outros idiomas e compra de obras atuais para os estudos do grupo”.

Reator de leito fixo contínuo aplicado a potabilização de água de abastecimento público em áreas rurais desassistidas por companhias de potabilização de água

Projeto coordenado pela professora Alcione Aparecida de Almeida Alves, do Campus Cerro Largo, com colaboração das pesquisadoras Aline Tones, Iara Battisti, Liziara Cabrera, Manuela Cardoso e Juliana Schontag. Tem por objetivo empregar uma nova configuração de tecnologia para tratamento de água de abastecimento público denominada Reator de Leito Fixo Contínuo, o qual opera com processos combinados de filtração rápida descendente e filtração/adsorção ascendente, bem como elaborar um Plano de Ações Prioritárias vinculados aos aspectos construtivos dos poços de abastecimento e buscar ratificar, por parte dos agentes públicos municipais, o compromisso em contribuir para adequações dos poços de abastecimento de água e para com a potabilidade da água servida a população rural.

De acordo com a professora Alcione, “o recurso aprovado, junto ao Edital FAPERGS 09/2023 – Programa Pesquisador Gaúcho contribuirá para a adequação de aspectos construtivos e de automação do Reator de Leito Fixo, bem como alicerçará a realização de estudos de aplicação da tecnologia em escala real”.

Síntese e aplicação de calcogenetos alquinílicos e calcogenil-heterociclos

Projeto coordenado pelo professor Benhur de Godoi, do Campus Cerro Largo, em conjunto com os professores colaboradores Cesar A. Brüning (UFPel) e Adriane Speranza (IFFar), Éverton B. Balbom (técnico - UFFS), Natália E. B. Kuntz (IC - UFFS), Caroline R. Cardoso (IC - UFFS), Martha M. I. Fabrin (mestranda - PPGATS – UFFS). A proposta visa o desenvolvimento de métodos sintéticos alternativos para a preparação de calcogenetos alquinílicos e sua aplicação na síntese de substâncias heterocíclicas nitrogenadas e oxigenados, contendo átomos de calcogênio (selênio, enxofre e/ou telúrio), através de reações de ciclização. Pretende-se submeter os heterociclos sintetizados a testes de reatividade e, além disso, a estudos in silico de ancoragem molecular e testes in vitro (sem utilização de tecidos animais) para a avaliação do potencial antioxidante.

Como explica o professor Benhur, “o recurso aprovado permitirá a aquisição de equipamentos e reagentes necessários à preparação, análise e purificação das substâncias obtidas”.

Rejeitos de mineração estabilizados com ligantes álcali-ativados a base de resíduos agroindustriais

A pesquisa, coordenada pelo professor Eduardo Pavan Korf, do Campus Erechim, visa investigar o desempenho mecânico e ambiental de rejeitos de mineração estabilizados com cimentos álcali-ativados produzidos a partir de resíduos sólidos como matéria-prima. O estudo visa agregar valor a diversos resíduos industriais, agroindustriais e rejeitos da mineração, contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para a resolução dos problemas e riscos advindos da disposição inadequada de rejeitos de mineração que ainda carece de muitos estudos, bem como desenvolver e usar cimentos alternativos ao cimento portland convencional.

De acordo com o professor Eduardo, “foram aprovados recursos (R$ 43. 650,00) que auxiliarão na melhoria da infraestrutura de pesquisa em laboratórios da UFFS - Campus Erechim e estará diretamente associada a pesquisas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e trabalhos de iniciação científica realizados por alunos dos cursos de graduação do Campus”.

Desenvolvimento de processo integrado utilizando resíduos de frutas para obtenção de produtos de alto valor agregado visando a sustentabilidade ambiental

O projeto, coordenador pela professora Helen Treichel, do Campus Erechim, conta com a colaboração de discentes de graduação e pós-graduação do Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos (LAMIBI). A pesquisa a visa a obtenção, concentração, purificação e otimização da produção de produtos de alto valor agregado, tais como biocombustíveis, entre outros, produzidos pela microbiota nativa e/ou rota química, utilizando resíduos agroindustriais, mais especificamente, resíduos de frutas.

Segundo a professora Helen, “o desenvolvimento deste trabalho é de extrema relevância nas tendências da biotecnologia aplicada às ciências ambientais, pois processos que permitam a obtenção de bioprodutos de forma eficiente e com baixo custo são extremamente desejáveis e representam uma área de pesquisa de grande interesse, implicando positivamente em sustentabilidade e desenvolvimento científico”.

Os anarquistas diante da Revolução Cubana: um exercício de interpretação e história a contrapelo

A pesquisa, coordenada pelo professor Cassio Cunha Soares, do Campus Erechim, está ancorada no Grupo de Pesquisas Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPASE), capítulo brasileiro de um grupo de trabalho homônimo pertencente ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). O estudo busca recuperar a participação de militantes e sindicatos anarquistas, frequentemente eclipsados pela narrativa marxista-leninista dominante nesse campo, no processo histórico que desencadeou a Revolução Cubana. Através desta pesquisa se buscará sublinhar o papel de personagens, organizações e ideias anarquistas que tiveram influência e confluência com a insurreição de 1959.

Conforme o professor Cassio, "com apoio dos recursos deste edital, será possível a realização de atividades de campo em arquivos históricos de pelo menos três países. Espera-se trazer à superfície do debate político a memória das organizações anarquistas e enriquecer a compreensão da natureza ideologicamente heterogênea do movimento insurrecional cubano e, a partir de outros pontos de referência, contribuir para consolidar uma perspectiva mais diversa e complexa a seu respeito".

Link para o resultado final: https://fapergs.rs.gov.br/upload/arquivos/202407/29094902-resultado-final-propostas-aprovadas-pqg-2023.pdf