Publicado em: 01 de dezembro de 2021 10h12min / Atualizado em: 01 de dezembro de 2021 10h12min
A servidora técnica administrativa da UFFS, lotada na Diretoria de Organização Pedagógica (DOP) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e membro da Comissão institucional do Prohaiti, Sandra de Ávila Farias Bordignon, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense pelo reconhecido trabalho que vem realizando no decorrer dos anos junto aos migrantes no Estado. A indicação da comenda partiu do deputado estadual, Fabiano da Luz, proponente da Política de atendimento aos imigrantes de Santa Catarina.
Sandra é pesquisadora da migração em Santa Catarina. Na cidade de Nova Erechim, em 2013, ministrou aulas de português voluntariamente para os primeiros 48 haitianos que chegaram na cidade. Coordenou o grupo de estudos sobre Imigração na Região Oeste de Santa Catarina (GEIROSC), na UFFS, de 2014 a 2020, estudando também "A inserção dos imigrantes haitianos nos espaços escolares e não escolares no Oeste de SC", que deu origem a sua dissertação do mestrado na Unochapecó.
A servidora também participou do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2020. As ações do grupo resultaram na Lei 18.018/2020, que institui a Política Estadual para a População Migrante. Atualmente é membro da Comissão Pró-Haiti na UFFS e da Comissão Pró-imigrante e voluntária no Serviço de Pastoral do Migrante do Brasil, em que tem defendido a criação de comitês de apoio aos imigrantes nas cidades onde eles residem, prestando assessoria com o Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de Santa Catarina (GAIROSC). O programa tem como objetivo acolher, apoiar e atender imigrantes, refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade e fortalecer a rede de atendimento e apoio aos imigrantes na região Oeste.
De acordo com o deputado estadual, Fabiano da Luz, a homenagem à Sandra, homenageia todos que de forma voluntária auxiliam e trabalham com os imigrantes no Estado e pelos seus relevantes serviços prestados a diversos grupos de apoio e estudo ao Imigrante.
Para Sandra, o recebimento da comenda foi um momento de muita alegria. “Foi emocionante, posso afirmar que não tenho palavras pra agradecer ao apoio de sempre e as inúmeras manifestações de carinho. Eu nunca estive sozinha e divido todo esse reconhecimento com todos que atendem, acolhem e apoiam os imigrantes. E é sempre bom lembrar que somos todos migrantes”, afirmou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS