SIASS/UFFS desenvolve Projeto Piloto de Acolhimento ao Servidor
Intervenções são realizadas por equipe multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionista e assistente social

Publicado em: 20 de agosto de 2019 17h08min / Atualizado em: 20 de agosto de 2019 17h08min

Desde os primeiros meses de 2019, a equipe multiprofissional de atenção à saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS)/Universidade Federal da Fronteira Sul vem propiciando serviços de apoio ao Projeto Piloto de Acolhimento ao Servidor.

As intervenções são realizadas pela equipe formada por psicólogos, nutricionista e assistente social e tem o objetivo de oferecer atendimentos  em uma abordagem interdisciplinar, que oriente para o suporte psicossocial e apoie o retorno ao trabalho dos servidores dos diferentes órgãos do Acordo de Cooperação Técnica do SIASS.  

Os atendimentos iniciaram no primeiro semestre de 2019, com a oferta do acolhimento a servidores que apresentaram adoecimento mental e passaram por Junta Médica Oficial, com licenças para tratamento de saúde acima de 120 dias. No decorrer do semestre, o trabalho foi ampliado e casos de afastamentos com tempo inferior a 120 dias também foram contemplados.

No período em que o projeto está em desenvolvimento, conforme Claudia Dallagnol, da Unidade SIASS/UFFS/Chapecó, observou-se boa adesão dos servidores que foram convidados a participar. “A intenção do SIASS é que esse projeto piloto seja tornado permanente e, consequentemente, ampliado, com atuação na promoção da saúde e reinserção profissional do servidor, bem como estendido para outros servidores que estejam trabalhando, mas em processo de adoecimento. No entanto, a ampliação do projeto está relacionada com a disponibilidade dos profissionais, tendo em vista que a equipe do SIASS é pequena e conta com carga horária limitada destinada ao desenvolvimento das atividades”.

A Unidade SIASS/UFFS está localizada na sala 1.3.1, segundo andar da Reitoria da UFFS (Avenida Fernando Machado, nº 108 E, Centro de Chapecó).

AUMENTO DE CASOS

A ocorrência de casos de afastamentos de servidores para tratamento de saúde relacionados a transtornos mentais tem aumentado significativamente, de acordo com dados extraídos do SiapeNet - Módulo Saúde. No período de junho de 2018 a junho de 2019, 31% das ocorrências de lançamentos de afastamentos e 40% do número de dias de afastamentos de servidores do SIASS/UFFS - Chapecó foram de CIDs F (Transtornos Mentais e Comportamentais). Considerando os dados da Organização Mundial da Saúde (WHO, 2017), o adoecimento mental tem elevado seus índices, a exemplo, o número de pessoas com depressão aumentou em 18,4% e com transtornos de ansiedade, em 14,9% no período de 2005 a 2015.