Publicado em: 23 de maio de 2011 10h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 11h03min
O início das obras do campus definitivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Realeza, será comemorado com um ato oficial na sexta-feira (27), às 10h.
O evento, que será aberto ao público, contará com a presença de representantes da Reitoria, autoridades locais e regionais, e a comunidade acadêmica, por meio de seus diretores, alunos, professores e técnico-administrativos.
A solenidade, que tem por objetivo marcar um acontecimento histórico no município - a instalação do campus da UFFS – valoriza as reivindicações e conquistas do movimento pró-universidade, composto e articulado por movimentos sociais, entidades governamentais e não-governamentais e organizações civis.
O coordenador Administrativo do Campus Realeza, Jaci Poli, ressalta que a grande importância para a cidade de Realeza é que a universidade se materializa por meio de uma nova estrutura, ou seja, uma nova proposta de desenvolvimento. Para ele, quanto mais a UFFS aparece, mais o município se beneficia com isso. Também para a comunidade acadêmica essa obra é decisiva, pois todo o projeto da universidade para 2012 depende dessas construções, especialmente porque não tem como expandir mais a estrutura provisória.
“Com um espaço próprio tudo muda; a estrutura mínima necessária - o Bloco A (com 4,9 mil metros quadrados) e os três prédios de laboratórios - possibilitará que o ensino de qualidade seja mantido. Além dessas obras, varias outras já estão em fase final de projeto, com início previsto ainda para este ano. Quanto aos alunos que se encontram ansiosos para ver a concretização dessas construções, a insegurança e a incerteza, que muitas vezes eles têm com relação ao futuro do curso, passa a ser uma certeza de que a teremos uma estrutura necessária pra uma formação de qualidade”, comenta o coordenador.
Um dos pontos mais importantes destacados por Jaci foi que a universidade já possui uma base fundamental: o quadro de professores, a estrutura de pessoal, todos extremamente qualificados. “Ou seja, a grande necessidade, o fundamental, está conosco, a universidade já tem. Toda essa estrutura virá apenas para qualificar e complementar de forma mais ampla o trabalho desses profissionais e o ensino dos alunos”.
A aluna Karla Torres Felipe, 19 anos, da primeira fase do curso de medicina veterinária também se mostra ansiosa com relação ao início das obras. “Toda essa estrutura vai valorizar mais a universidade, vai complementar o ensino que estamos recebendo e será mais satisfatório estar em sala de aula. Eu vejo que logo teremos toda a estrutura necessária para uma universidade de qualidade, pois é nitidamente claro o trabalho e o empenho de todos nesse projeto”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos