Solenidade marca lançamento do primeiro mestrado da UFFS

Publicado em: 13 de dezembro de 2011 07h12min / Atualizado em: 22 de março de 2017 10h03min

Na manhã de terça-feira 13, uma solenidade, no auditório da Unidade Bom Pastor, marcou o lançamento do primeiro mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O primeiro programa de pós-graduação em stricto sensu da UFFS será em Estudos Linguísticos.

 Na solenidade estavam presentes o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, a pró-reitora de Graduação, Cláudia Finger-Kratochvil, diretores, técnico-administrativos, professores, alunos e convidados. O evento também foi transmitido por videoconferência para os demais campi da UFFS.

O reitor, Jaime Giolo, comemorou a conquista da aprovação do mestrado pela Capes e lembrou que a UFFS, diferente de várias universidades, conseguiu em menos de dois anos a instalação da graduação, pesquisa, extensão e as pós-graduações em lato e stricto sensu. “Estamos completos, temos todos os ingredientes do DNA institucional funcionando, nosso próximo passo é a consolidação e o crescimento”, ressaltou.

Em sua fala, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, destacou o trabalho do grupo de professores que trabalhou na elaboração do projeto do mestrado e relembrou o parecer da comissão de área da Capes que afirmou ser “plenamente favorável à abertura do curso de mestrado acadêmico da UFFS”.

Durante o evento também foi apresentado o programa do mestrado e a professora da UFFS, Cláudia A. Rost Snichelotto, recebeu a portaria que a designou como coordenadora. Para ela, a aprovação do mestrado é apenas o começo de muito trabalho que ainda está por vir. “Nossa expectativa, de agora em diante, é definir o calendário do processo seletivo e do início das aulas e, consequentemente, das pesquisas na área. Temos recebido muitos e-mails de felicitações pela aprovação do Mestrado e também com muitas perguntas a respeito do curso. Essas manifestações têm tom bastante emocionante, pra não dizer comovente, o que comprova o ganho em desenvolvimento de atividades de pesquisa para a região na área de Linguística”, concluiu.

MESTRADO

O programa de pós graduação stricto sensu da UFFS em Estudos Linguísticos tem como principal objetivo a formação de docentes e pesquisadores qualificados para atuar na educação superior, em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Linguística.

O Mestrado possui uma área de concentração "Linguística", que abrange três linhas de pesquisa: Práticas discursivas e subjetividades; Diversidade e Mudança Linguística; Língua e Cognição: representação e processamento da linguagem.

Serão ofertadas 20 vagas, o processo seletivo será anual e o candidato passará por etapas eliminatórias que serão a prova de proficiência em língua estrangeira moderna; prova discursiva de conhecimentos em linguística e a arguição do pré-projeto e do currículo.

O processo seletivo ainda não tem data definida para ocorrer e o mestrado, assim como todas as atividades da UFFS, é gratuito.