Publicado em: 27 de agosto de 2013 08h08min / Atualizado em: 28 de março de 2017 16h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) prepara-se para a oferta de mais um curso no Rio Grande do Sul. Através de convênio celebrado entre a instituição e o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária – ITERRA e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, serão oferecidas 50 vagas para o curso de Licenciatura em História, na modalidade presencial e em regime de alternância, na cidade de Veranópolis (RS).
O curso, bem como seu processo seletivo, destinam-se aos beneficiários do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária, de acordo com o artigo 13 do Decreto presidencial nº 7.352, de 4 de novembro de 2010:
a) professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior;
b) outros profissionais da educação com atuação na rede pública em escolas do campo que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;
c) professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;
d) jovens e adultos que desenvolvam atividades educativas não escolares nas comunidades do campo e que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;
e) jovens e adultos beneficiários de projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo INCRA e do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNFC.
Das inscrições
De acordo com o edital, a inscrição deverá ser feita na sede do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária – ITERRA, na Rua Princesa Isabel, 373, em Veranópolis (RS), no período de 03 a 06 de setembro de 2013, pessoalmente ou por procuração, através de preenchimento de ficha específica de inscrição.
Além dos documentos arrolados no edital, é critério para inscrição o comprovante de que o candidato pode ser beneficiário do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária.
Do processo seletivo
Os candidatos devem ficar atentos, pois, diferente de outros processos seletivos para graduação da UFFS, este será constituído de uma prova de múltipla escolha, de caráter classificatório, e de uma redação, de caráter eliminatório.
De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, João Alfredo Braida, a intenção é abranger um número maior de candidatos. “O público-alvo deste edital é específico, contempla, por exemplo, professores que já atuam mas não têm formação em nível superior. Nesse caso, muitos candidatos podem não ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por isso realizamos esse processo seletivo diferenciado, que se baseia nas orientações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)”, explica.
A prova de múltipla escolha será composta por 60 questões, com 1,00 (um) ponto cada, totalizando 60,00 pontos. As questões referem-se ao conteúdo de história correspondente ao ensino médio, além de temas referentes à matéria agrária, fundiária e agrícola brasileira, bem como sobre a educação no campo, a realidade local e estratégias de desenvolvimento sustentável das regiões. A prova de redação valerá 40,00 pontos.
As provas ocorrerão no dia 09 de setembro, na sede do ITERRA, em Veranópolis, das 8h às 12h.
A publicação dos resultados provisórios ocorrerá no dia 11 de setembro, na sede do ITERRA e através de edital específico a ser publicado no site www.uffs.edu.br.
Reserva de vagas
O Processo Seletivo Especial considera para a reserva de vagas: a categoria administrativa da escola na qual o estudante realizou, integral ou parcialmente, o ensino médio; a renda bruta per capita familiar (igual ou inferior a 1,5 salários mínimos ou superior a 1,5 salários mínimos); e a autodeclaração (preto, pardo ou indígena).
Cada candidato deverá escolher, no momento da inscrição, uma única opção de acordo com o grupo em que se enquadra e pretende concorrer.
Da matrícula
Os candidatos classificados deverão efetivar a sua matrícula, pessoalmente ou mediante procurador (com procuração contendo firma reconhecida em cartório), nos dias 13 e 14 de setembro, na sede do ITERRA.
A previsão para o início das aulas é no dia 16 de setembro de 2013, no Instituto de Educação Josué de Castro, em Veranópolis.
Confira mais detalhes no Edital nº 382/UFFS/2013 – PROCESSO SELETIVO ESPECIAL – Convênio UFFS/INCRA/ITERRA 2013.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos