Publicado em: 18 de fevereiro de 2013 08h02min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou nesta segunda-feira (18), a cerimônia de lançamento do programa de pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, o segundo mestrado da instituição.
Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, o momento tem uma dimensão festiva, pois essa é mais uma conquista e uma vitória da UFFS no campo da pós-graduação. “É muito importante que as comunidades acadêmica e externa conheçam o programa e suas linhas de pesquisa, seus docentes e a coordenação”, ressaltou.
Ainda segundo Trevisol, o Mestrado em Educação cumpre um dos compromissos da UFFS com a educação regional. “Um mestrado abre diversas fronteiras: para a instituição, que consegue o acesso a diversas políticas públicas; para os docentes que vão se credenciando profissionalmente para outros espaços além das suas instituições de origem; e, especialmente abre caminhos para os mestrandos, que se permitem ampliar o leque de opções ao longo do exercício profissional”, pontuou. O reitor Jaime Giolo corrobora as colocações de Trevisol afirmando que “esse mestrado renova o compromisso da UFFS em trabalhar na direção dos desafios regionais agora num universo muito maior, que é o da pós-graduação, trazendo para a região da Fronteira Sul um mestrado público e totalmente gratuito”.
O Programa
O curso, totalmente gratuito, será oferecido no Campus Chapecó e o primeiro processo seletivo, com previsão para abril de 2013, ofertará 20 vagas. A coordenadora do curso, professora Solange Maria Alves, orienta os candidatos interessados em participar da seleção. “Entre outras coisas é preciso manter seu currículo atualizado, preferencialmente na plataforma Lattes, e optar por uma das linhas de pesquisa para confeccionar seu pré-projeto. A partir de agora o corpo docente se reunirá para discutir a formulação do edital de seleção”, destacou. O programa contará com duas linhas de pesquisa: Políticas Educacionais, que tem como propósito compreender as dimensões políticas do fenômeno educativo, especialmente os desdobramentos que assumem no interior dos processos de formulação, implementação, financiamento e avaliação das políticas públicas educacionais; e Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógicos, que investiga os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos, com foco na educação básica, analisa como os conhecimentos do senso comum e os conhecimentos científicos são gerados, transformados e se relacionam nos processos de ensino e de aprendizagem, como esses conhecimentos orientam as práticas pedagógicas no coletivo das instituições educacionais e são (re)produzidos nesses contextos e como essas práticas afetam o desenvolvimento dos sujeitos e dos grupos sociais, tanto na educação básica quanto nos cursos de formação de professores.
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