UFFS apresenta à comunidade os projetos pedagógicos dos cursos de Medicina

Publicado em: 24 de setembro de 2012 08h09min / Atualizado em: 24 de março de 2017 09h03min

Com a presença do Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, e o do representante do Ministério da Saúde, Carlos Eduaro Nery Paes, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) procedeu hoje à apresentação dos projetos pedagógicos dos cursos de medicina a serem implantados na instituição, nos campus de Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS).

Segundo o Reitor, Jaime Giolo, essa é uma solenidade ímpar na história da UFFS. “Estamos apresentando à comunidade os projetos pedagógicos dos cursos que são voltados para a própria comunidade, com a finalidade de complementar e avalizar nosso sonho de um curso de medicina público na região. Queremos que os projetos sejam fixados no coração e na cabeça das pessoas, esse é compromisso assumido pela UFFS e pelo seu entorno”, salientou. “As parcerias com as prefeituras, hospitais e centros de saúde também legitimam o processo. Assim que obtivermos um sinal positivo do MEC, iremos trabalhar com seriedade, qualidade e rapidez para a implantação e funcionamento dos cursos”, afirmou Giolo.

Para o Secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins, o seminário de hoje é uma consolidação de duas ações do governo federal. “Isso tudo começou com a expansão do ensino superior público para o interior do país, no ano de 2006. Não fosse essa política, nem estaríamos aqui hoje, com uma Universidade como a UFFS, promissora, que em apenas três anos de existência já pleiteia, com vigor e autoridade para tanto, dois cursos de medicina. O segundo ponto a ser ressaltado é o plano de expansão das vagas dos cursos de medicina pelo país. Isso requer compromisso da instituição e suporte da comunidade, pois é uma ação de parcerias, como vemos hoje aqui com a assinatura de convênios com hospitais e prefeituras. O que mais é grandioso nisso tudo é que, além de oportunizar ao jovem o ingresso em uma instituição pública federal, estaremos melhorando e investindo, também, na oferta de saúde pública a toda a população”, definiu Lins.

O diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre, Carlos Eduardo Nery Paes, participou do seminário representando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Paes apresentou um panorama resumido do Sistema Único de Saúde, enfatizando a importância de novos cursos na área da saúde. “O SUS é um sistema de apenas 22 anos que já propicia um conjunto de mudanças aos brasileiros. Anualmente são realizados 500 milhões de atendimentos, cerca de 12 milhões de internações e 30 milhões de tratamentos quimioterápicos. São 120 milhões de brasileiros fazendo parte do SUS. Outro ganho do SUS é a redução da mortalidade infantil no Brasil, que caiu em 50% no último ano”, disse. “O desenho da população brasileira, que hoje agrega um número considerável de jovens entre 20 e 29 anos, requer um novo olhar para o sistema de saúde. Em alguns anos, teremos uma grande parte da população idosa, necessitando de tratamentos dos mais diversos, então, é preciso fortalecer a formação de médicos, voltada à saúde básica, pois hoje os profissionais não permanecem no sistema público. E essa mudança passa pelo desenvolvimento dos grandes centros regionais de saúde, é por isso que Passo Fundo e Chapecó foram contemplados. Faz parte do desafio de fixar os profissionais nos seus locais de origem”, finalizou Paes.

O trabalho das comissões

As comissões de elaboração dos projetos iniciaram o trabalho no dia 28 de agosto, com prazo de trinta dias para envio dos projetos ao Ministério da Educação (MEC). Foram constituídas duas comissões, uma para trabalhar no projeto para o curso em Chapecó, presidida pela docente do curso de pedagogia da UFFS, Solange Maria Alves, e outra para trabalhar no projeto para Passo Fundo, que é presidida pela coordenadora do curso de enfermagem da UFFS, professora Alessandra Regina Muller Germani. Antes de serem apresentados no seminário, os projetos foram encaminhados à Pró-reitoria de Graduação, que procedeu à análise formal dos documentos.

Os projetos

De acordo com as comissões, os projetos para os dois cursos foram pensados de forma articulada, em consonância com o art. 200 da Constituição Federal, que trata sobre a saúde, e, principalmente, com as diretrizes curriculares da saúde e do plano de expansão dos cursos de medicina proposto pelo MEC.

O curso é baseado em quatro eixos, abordando a formação geral básica, formação institucional, humana e social e também a formação técnico-científica. A carga horária total é de 8270h, sendo a oferta em tempo integral, modalidade presencial e um curso do tipo bacharelado.

Em miúdos, serão 4950h de componentes curriculares com aulas teórico-práticas; 3120h de estágio curricular obrigatório e 200h de atividades curriculares complementares.

Entidades parceiras

Para consecução dos cursos, a UFFS firmou convênios com diversas entidades parceiras, como hospitais, secretarias e gerências de saúde municipais e estaduais.

Confira no quadro abaixo quem é parceiro da UFFS nessa iniciativa:

Passo Fundo (RS)

Convênios firmados

Convênios em processo

Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Prefeitura Municipal de Marau

Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo

Hospital Providência - Marau

Hospital Municipal Dr. Cesar Santos – Passo Fundo

Hospital São Vicente de Paulo - Marau

Hospital da Cidade de Passo Fundo

Grupo Hospitalar Conceição – Porto Alegre

Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo

Secretaria Estadual de Saúde do RS

 

Chapecó (SC)

Convênios firmados

Convênios em processo

Prefeitura Municipal de Chapecó

Associação Hospitalar São Camilo – São Miguel do Oeste

Prefeitura Municipal de Concórdia

 

Prefeitura Municipal de Pinhalzinho

 

Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste

 

Prefeitura Municipal de Xaxim

 

Prefeitura Municipal de Xanxerê

 

Ass. Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira – HRO Chapecó

 

Associação Hospitalar Beneficente Pinhalzinho

 

Hospital Regional São Paulo – Xanxerê

 

Hosp. Reg. Do Extremo Oeste – São Miguel do Oeste

 

Hospital de Olhos Chapecó – Hospital Bonfante

 

Sociedade Hospitalar Beneficente Frei Bruno – Xaxim