Publicado em: 19 de junho de 2012 07h06min / Atualizado em: 23 de março de 2017 14h03min
A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira (18), a lista dos professores visitantes nacionais sêniors, aprovados no Edital 06/2012 - Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS).
De acordo com o edital de homologação, 57 professores foram aprovados. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) submeteu uma proposta institucional com a candidatura de dez professores, desses, oito foram aprovados. Nesta fase de elaboração e consolidação dos Programas de Pós-Graduação pela qual passa a UFFS, a atração de profissionais experientes e qualificados à instituição ganha relevância. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, trata-se de mais uma importante conquista. “Temos muitas razões para comemorar. A proposta institucional que elaboramos foi bem recebida. Candidatamos dez docentes e tivemos oito propostas aprovadas. Na prática, logo mais a UFFS terá mais oito docentes que acumulam grande experiência em pesquisa e em pós-graduação, contribuindo com o processo de consolidação de nossa universidade”, ressaltou.
Os docentes aprovados terão uma bolsa da CAPES para um período de 24 meses. Eles irão atuar na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e junto aos Grupos de Trabalho da Pós-Graduação, com a finalidade de contribuir com o processo de criação e consolidação dos mestrados e doutorados que a instituição pretende implantar.
Foram aprovados professores visitantes para as áreas de Educação (um), Estudos Linguísticos (dois), Ciências Sociais (um), Saúde Animal (dois), Agroecologia e Ambiente e Desenvolvimento (um) e História (um). Veja a lista de aprovados aqui.
Como se deu a escolha dos professores e a submissão das propostas
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS divulgou o Programa Professor Visitante Nacional Sênior da Capes, solicitando que professores interessados em participar do programa encaminhassem propostas. Também orientou os professores membros dos Grupos de Trabalho que fizessem contatos com professores que atendessem os requisitos exigidos pelo Edital CAPES n. 6/2012, motivando-os a se inscreverem.
Entre outros requisitos, para participar do programa de professor visitante, o docente precisa ser portador de título de Doutor, ou equivalente, há pelo menos 10 anos; estar aposentado ou oficialmente licenciado a partir do momento de implementação e durante o período da bolsa; ter sido docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante e ser bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq.
Segundo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, José Carlos Radin, os grupos identificaram professores que têm o perfil de cada linha de pesquisa e também que atendessem aos critérios do edital. “Tratam-se de profissionais que possuem liderança acadêmica e produção científica consolidada, o que permitirá impulsionar ainda mais as atividades de construção dos projetos para a criação dos programas Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que vêm sendo desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho (GTs) das diferentes áreas e, também, para fortalecer o Programa de Estudos Linguísticos, já instalado.”
As contribuições de um professor visitante
Segundo a proposta submetida à CAPES, pretende-se que a participação do Professor Visitante Nacional Sênior colabore para a implantação, fortalecimento e consolidação da UFFS, em especial no âmbito da atuação nos grupos de pesquisa e nas atividades da pós-graduação.
Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, o Professor Visitante terá participação ativa junto aos Grupos de Trabalho (GTs). “O professor visitante atuará de forma a prestar uma assessoria acadêmico-científica junto aos grupos de trabalhos de sua área específica, auxiliando no processo de implantação dos primeiros programas de pós-graduação stricto sensu, consolidando os grupos e linhas de pesquisa, além de atuar na própria UFFS, por meio de pesquisas, aulas nos programas de pós-graduação e mesmo realização de seminários”, pontuou. “A participação desses profissionais em atividades relacionadas à sua área de atuação, como o desenvolvimento dos projetos de pesquisa que apresentaram no ato da candidatura e as publicações deles decorrentes, a participação em atividades de extensão, a contribuição na instalação dos laboratórios, entre outros, qualificará as atividades acadêmicas dos cursos”, finalizou Radin.
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