UFFS aprova programa para inclusão de cidadãos haitianos nos cursos de graduação

Publicado em: 12 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 29 de março de 2017 11h03min

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aprovou, em 12 de dezembro, a resolução que institui o programa PROHAITI, que trata do acesso à educação superior da UFFS para estudantes haitianos. O Embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chêrubin, acompanhou a apresentação da proposta.

A intenção do programa é contribuir, através da oferta de vagas suplementares, para integrar os imigrantes à sociedade local e nacional, por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. Inicialmente, o programa ofertará oportunidades de formação superior, exclusivamente, a cidadãos haitianos residentes no município de Chapecó e região.

Para o Reitor, Jaime Giolo, a UFFS assume causas importantes, nacionais e internacionais. “Sempre mantivemos preocupações com conexões internacionais e, motivados por esta busca da população haitiana que trabalha em Chapecó e região, resolvemos estabelecer uma conexão objetiva, pragmática e eficaz com a República do Haiti, decisão que foi abraçada pela embaixada de forma bastante entusiasmada”, ressalta.

Segundo o Embaixador, “os haitianos estão aqui procurando apenas oportunidades, coisa que o Haiti não pode oferecer a eles agora. E acredito que muitos deles voltarão para o Haiti, pois valorizam muito o país e achamos que através da educação, podemos também alterar a situação do nosso país. Penso ser essa a melhor maneira de ajudar o Haiti, pois educação é a base de tudo”.

De acordo com o Programa, as vagas destinadas aos haitianos serão ofertadas por meio de processo seletivo especial e o aluno que ingressar através do processo será matriculado como aluno regular. Ainda fica estabelecido que a Embaixada do Haiti no Brasil referendará a documentação dos estudantes haitianos necessária ao ingresso.

O reitor finaliza afirmando que “é uma alegria viver este tempo em que podemos fazer coisas de significativa importância. Vamos ousar com responsabilidade para que apressemos este desafio. Prevemos incluir os interessados a entrar na UFFS já no próximo semestre letivo”.

O programa PROHAITI foi aprovado no Conselho Universitário por unanimidade dos votos.