UFFS assina protocolo de intenções para fomento do Centro de Inovação em Resgate e Saúde
Protocolo foi assinado com outras universidades e Corpo de Bombeiros

Publicado em: 05 de agosto de 2021 14h08min / Atualizado em: 06 de agosto de 2021 14h08min

A UFFS, as universidades UDESC, UNOCHAPECÓ, UCEFF, SENAC e o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) assinaram um protocolo de intenções para promover a cooperação acadêmica, científica e cultural, nas áreas de suas especializações para a promoção, desenvolvimento e execução de ações que fomentem e viabilizem a implementação e operacionalização do Centro de Inovação em Resgate e Saúde (CIRS).

O CIRS, que está em construção em Chapecó, é um projeto desenvolvido no modelo de cooperação e gestão compartilhada envolvendo as seis instituições de ensino, o CBMSC e a Prefeitura de Chapecó que tem como objetivo ser um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O local terá um complexo de saúde, contendo 12 salas, com estrutura similar a um hospital, permitindo a realização de simulações. Nesse espaço, será possível o desenvolvimento de competências e habilidades durante todas as fases acadêmicas que compõem a formação do profissional da área da saúde, permitindo ainda sua constante atualização.

O espaço ainda contará com áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Também haverá um túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, ponte com tanque alagado e todas as demais áreas que simularão rodovias e áreas urbanas, com cruzamentos, guardrails, postes e demais estruturas. A estrutura também permitirá pesquisas na área de Resgate Veicular, implementação de tecnologias que reduzam lesões em acidentes veiculares e fomento a inovação no resgate veicular.

Com o propósito de se tornar referência no atendimento ao trauma, o CIRS impulsionará a pesquisa nessa área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública. Com o protocolo de intenções, as universidades e o CBMSC vão preparar programas ou projetos com plano de trabalho específico e também indicarão coordenadores de cada instituição que serão responsáveis por planejar e coordenar os programas ou projetos de cooperação futura e avaliar atividades executadas.

As coordenadoras indicadas pela UFFS foram as professoras Aline Massaroli, do curso de Enfermagem, e a professora do curso de Medicina, Thais Nascimento Helou.

 

*Matéria com informações do CBMSC.