Publicado em: 14 de setembro de 2012 08h09min / Atualizado em: 24 de março de 2017 09h03min
Em apenas três anos de criação, mais de 170 programas e projetos de extensão, 5,2 mil estudantes em 39 cursos de graduação, 10 especializações, um mestrado e outros oito Grupos de Trabalho para novos mestrados, 180 bolsas de iniciação científica distribuídas pela instituição e outras 26 de agências de fomento, 431 professores e 510 técnicos-administrativos. Ano a ano a consolidação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é mais visível.
Em 2012, a UFFS comemora várias conquistas com as comunidades acadêmica e externa nos cinco campi da instituição – Chapecó (SC), Realeza e Laranjeiras do Sul (PR), Erechim e Cerro Largo (RS). Inicialmente, nas obras, com a fase final dos blocos de salas de aula e dos laboratórios, bem como o início do restaurante universitário e a abertura da licitação para o prédio de salas de professores em todos os campi e o começo da construção da biblioteca no Campus Chapecó.
Para o reitor da UFFS, Jaime Giolo, a finalização da primeira parte das obras é algo bastante representativo para a consolidação da universidade. “Nos preâmbulos, além da solidificação de todas as dimensões de uma estrutura universitária estar em funcionamento, acho que um indicador importante é a confiança que o MEC e os órgãos públicos depositam na UFFS por meio de financiamentos de nossas atividades. E o marco de nosso processo de implantação adiantado é a entrada em nossa própria casa”, ressalta.
Quanto à questão acadêmica, Giolo aponta como momento de destaque à instituição a inclusão da UFFS no Plano Nacional de Expansão dos Cursos de Medicina. Atualmente, duas comissões trabalham na elaboração do Projeto Pedagógico dos Cursos a serem implantados na UFFS em Chapecó e em Passo Fundo. A instituição também conseguiu aprovar junto à Capes seu primeiro programa de mestrado – em Estudos Linguísticos, fez seu primeiro Processo Seletivo, tem uma turma estudando e já publicou seu segundo edital de seleção.
No âmbito da graduação, a UFFS está revisando o domínio comum e encaminhando as análises e aperfeiçoamentos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Em relação à vida dentro da instituição, os Jogos Universitários da UFFS (Juffs) foram criados e realizados pela primeira vez em 2011. Neste ano, a segunda edição está prevista para outubro, descentralizada, no Campus Cerro Largo.
Administrativamente, três secretarias especiais foram criadas: Secretaria Especial de Laboratórios, Secretaria Especial de Gestão de Pessoas e Secretaria Especial de Assuntos Estudantis. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) está em fase final de discussão e o Regimento Geral está em processo de exame e aprovação.
Outras conquistas importantes do segundo para o terceiro ano de criação da UFFS: - adequação à lei de acesso à informação; - reforma do ginásio de esportes em Cerro Largo; - número recorde de inscritos no Processo Seletivo 2012; - projeto de fruticultura com o Ministério da Integração Nacional, - primeira cooperação internacional, com a Universidade de Mondragon, na Espanha, - vinda de professores visitantes sêniors.
Com tantos acontecimentos importantes no último ano, o vice-reitor, Antonio Andrioli faz uma ponte com questões definidas desde o início da instituição para apontar que a consolidação vem tomando força a cada ano da UFFS. “Temos consolidada a política de acesso e permanência, com 95% de estudantes de escola pública e 60% dos estudantes recebendo bolsas e auxílios; o domínio comum; a estrutura multicampi, que é um conceito novo para as universidades federais desse Brasil – e nós inclusive de forma interestadual, construindo unidade, mas mantendo os contextos diferenciados -; a relação com a sociedade civil: temos Conselho Universitário, Conselho Estratégico Social, Conselhos de Campus, Conselhos Comunitários e Conselho Curador funcionando e as audiências públicas como espaço regular de participação; estamos em passos largos ao que se refere à excelência acadêmica. Construindo híbridos, ao juntar inclusão social com excelência acadêmica, cultura científica com inserção comunitária, gestão democrática com participação popular. Isso me parece consolidado nesses três anos”.
Comemorações
Para marcar os três anos da UFFS, a instituição realizou a Aula Magna do curso de “Formação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica”, no dia 13 de setembro, em Chapecó. O curso é uma parceria entre a UFFS, Fetraf-Sul e MDA.
No dia 24 de setembro acontece a apresentação dos projetos pedagógicos dos cursos de Medicina da instituição. A primeira inauguração de obras em um campus definitivo da UFFS será em Realeza, no dia 15 de outubro. Ainda como parte das comemorações pelos três anos da instituição, a UFFS promoverá uma conferência com Leonardo Boff, possivelmente em novembro.
Perspectivas para o quarto ano de criação da UFFS
- Atividades acadêmicas para instalações próprias;
- Viabilização de banda larga com capacidade para gerir com eficiência as demandas da instituição, incluindo a instalação de salas de telepresença em todos os campi;
- Conclusão da biblioteca em Chapecó, dos Restaurantes Universitários (com cardápio diferenciado, com qualidade nutricional e produtos ecológicos, oriundos da agricultura familiar da região) e dos prédios dos professores em todos os campi;
- Funcionamento pleno dos laboratórios;
- Início da construção do hospital veterinário;
- Primeiras formaturas;
- Fechamento dos quadros docente e técnico-administrativo;
- Avaliações de reconhecimentos dos cursos;
- Revisão do Estatuto;
- Segundo mandato do Conselho Universitário;
- Criação do Campus Chapecó, com direção, coordenação administrativa e acadêmica, Conselho Comunitário e Conselho de Campus;
- Instalação do Campus Passo Fundo;
- Abertura dos cursos de Medicina em Chapecó e Passo Fundo;
- Instalação de dois programas Stricto Sensu;
- Conclusão das reformas dos PCCs;
- Aprovação do PDI;
- Aprovação do Regimento Interno;
- Implantação do Sistema de Avaliação Institucional;
- Entrada no Sistema de Seleção Unificada;
- Implantação do Centro de Referência de Pesquisa em Alimentos (Realeza);
- Educação no Campo ofertado na modalidade de Pedagogia da Alternância (Laranjeiras do Sul);
- Unidade Experimental em Desenvolvimento Regional (Chapecó);
- Festival de Cultura;
- Implantação do curso de Matemática (Chapecó).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS