UFFS comemora 1 ano de início da primeira especialização

Publicado em: 19 de janeiro de 2012 08h01min / Atualizado em: 22 de março de 2017 14h03min

Esta semana é de comemoração para a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O primeiro curso de especialização ofertado pela instituição, cujas as primeiras aulas aconteceram em janeiro de 2011, completa um ano de atividades.

O curso de Especialização em Educação Integral reúne um grupo de 50 acadêmicos, graduados em diferentes áreas e provenientes de vários municípios da região Sul.

As aulas são ofertadas na Unidade Bom Pastor do Campus Chapecó e o término das aulas está previsto para a metade de 2012. O currículo aborda temas como conceito, experiências e possíveis impactos no universo do ensino básico. Em 360 horas de curso, os acadêmicos estão estudando as bases teóricas e históricas da educação em tempo integral, a legislação e as políticas da área, currículos e métodos, espaço e tempo na escola, aspectos da docência e gestão em educação.

Rosa Maria Pelegrini é um dos profissionais que resolveu aproveitar a oportunidade oferecida pela UFFS. Historiadora e Assistente Social como formação, atualmente servidora da área da saúde do Estado do Paraná lotada em Pato Branco, ela aponta como um dos pontos altos da especialização o quadro qualificado de docentes da instituição. “Percebemos que houve um respaldo importante da Reitoria para a realização do curso, e isso também é importante”, ressalta Rosa Maria.

Para o reitor em exercício, Antônio Inácio Andrioli, o fato de a UFFS ter oferecido o primeiro curso lato sensu antes mesmo de ter completado o primeiro ano de funcionamento mostra o compromisso claro com a formação e a qualificação do quadro de professores. “O aperfeiçoamento continuado abre novas possibilidades de inserção profissional e melhores perspectivas de valorização do docente”, acredita Andrioli. Conforme ele, uma das iniciativas da UFFS que caminha nesta direção é a possibilidade da implantação, para os próximos anos, de um Programa de Formação Contitnuada de Professores, com a criação de um Centro de Formação.