Publicado em: 12 de setembro de 2011 10h09min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) comemora nessa semana dois anos da sua criação. No dia 15 de setembro de 2009, a lei 12.029 criou a universidade. Diferente da maioria das universidade federais, a UFFS já nasceu grande, com cinco campi, sendo em Chapecó, em Santa Catarina, com o campus sede, Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná, Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul. O início das aulas aconteceu em março de 2010 com 1885 alunos no total dos campi.
Consolidação
Com dois anos, a UFFS já possui 4 mil alunos, 33 cursos de graduação, 33 grupos de pesquisa e sete cursos de pós-graduação Lato Sensu, todos iniciados. E é bom lembrar que todos os cursos, eventos e serviços oferecidos pela UFFS são 100% gratuitos.
De acordo com o vice-reitor da universidade, Antônio Andrioli, os principais motivos de comemoração nesses dois anos de existência da UFFS são a consolidação do fator escola pública, com o ingresso de 95% dos alunos oriundos da escola pública, o início das sete primeiras pós-graduações e as obras que já estão em andamento e anunciam um futuro promissor em qualidade na construção do conhecimento. “Hoje temos aproximadamente 300 professores e 300 técnicos, temos diversas modalidades de bolsas para garantir a permanência do aluno na universidade e fazer com que ele priorize a sua qualificação antes do trabalho, temos 3 projetos de mestrado esperando aprovação da Capes, tudo isso em apenas 2 anos”, ressaltou.
Para o reitor da universidade, Jaime Giolo, a UFFS também comemora o nível de satisfação que a comunidade externa está tendo em relação a universidade. “Comemoramos a repercussão que a UFFS produziu, as expectativas de toda uma região que se materializa aos poucos nos processos que a universidade está realizando”, concluiu Giolo.
Desafios
Para o vice-reitor, Antônio Andrioli, as conquistas nesses dois anos de história, trazem consigo os grandes desafios que a UFFS tem pela frente. A conquista da excelência acadêmica, a correção da distorção histórica em que alunos das escolas particulares tinham as maiores chances de ingressar em uma universidade federal, formar os melhores professores para a educação básica, o reconhecimento dos cursos e a continuação das obras são alguns dos desafios citados pelo vice-reitor. “Tudo isso nos desafia diariamente, o Ministério da Educação (MEC) reconhece a rapidez da implantação sem abrir mão da qualidade. Nos anima dizer que em 2 anos estamos em funcionamento, se consolidando e com grandes projetos futuros”, concluiu Andrioli.
Programação
Para comemorar os dois anos, a UFFS terá programação nos cinco campi. Em Chapecó, no dia 15, na quinta-feira, será realizado no Centro de Eventos Tabajara, a partir das 19h, um cerimonial com a presença de membros da comissão de implantação da UFFS, o lançamento do primeiro livro “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS e, logo após, o show com a dupla gaúcha, Kleiton e Kledir.
O ingresso do show está disponível nas secretarias acadêmicas da UFFS e é destinado apenas para os alunos, professores e técnico-administrativos de todos os campi da universidade que desejam participar das comemorações.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS