Publicado em: 20 de junho de 2022 14h06min / Atualizado em: 20 de junho de 2022 15h06min
Tradicionalmente, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participa de duas ações de formação de professores da Educação Básica da CAPES: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Na Edição 2020 dos programas, desenvolvida entre 1º de outubro de 2020 e 31 de março de 2022, as atividades envolveram 65 coordenadores de área/professores-orientadores, 84 professores supervisores/preceptores das escolas participantes, 2 coordenadores institucionais, 672 alunos bolsistas e mais de 160 alunos voluntários.
Na UFFS, são cinco campi envolvidos: Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza. Nesses locais, 53 escolas municipais e estaduais, com 17 municípios de abrangência, participaram dos programas. Por meio dessa implementação, mais de 6,6 milhões de reais em bolsas foram distribuídos em 18 meses de vigência das atividades.
De acordo com a diretora de Políticas de Graduação (DPGRAD), Rosenei Cella, durante a última edição dos programas, apesar dos desafios impostos pela pandemia da covid-19, que impossibilitaram o desenvolvimento habitual das atividades de modo presencial, a flexibilidade e o engajamento de todos — fruto do diálogo entre Universidade, estudantes e redes de ensino — permitiram que o trabalho fosse desenvolvido de maneira satisfatória e proveitosa, qualificando a formação inicial e continuada de professores. “Além das inúmeras atividades formativas específicas de cada núcleo/campus, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em conjunto com as coordenações institucionais, promoveu 11 conferências sobre variados temas de interesse dos pibidianos e dos residentes, com transmissão ao vivo pela plataforma do YouTube e com acesso irrestrito às gravações, incrementando o alcance da proposta formativa”, explicou.
Em 2022, são publicados novos editais para os programas. A UFFS, novamente, encontra-se em processo de submissão de seus projetos institucionais e respectivos subprojetos, tanto para o PIBID quanto para o PRP. Nesta edição, a professora do Campus Cerro Largo Fabiane de Andrade Leite é a nova coordenadora institucional do PIBID, e a professora do Campus Realeza Márcia Adriana Dias Kraemer é a nova coordenadora institucional do PRP.
Para a professora Fabiane de Andrade Leita, o PIBID se constitui como uma excelente oportunidade para futuros professores exercerem a docência e se aproximarem do futuro campo profissional desde o início da realização do curso de licenciatura. Ainda, contribui para que professores que atuam como supervisores nas escolas assumam o papel de coformadores do processo, o que é extremamente significativo, além de auxiliar na inovação das práticas realizadas em sala de aula. “Para mim, formadora de futuros professores, o PIBID é um rico espaço de compartilhamento das experiências que nutre os processos de ensino e de aprendizagem nas práticas de ensino”, afirmou.
De acordo com a professora Márcia Kraemer, a implementação de um novo projeto institucional do PRP é muito relevante, em função de que contribui com a integração entre universidade e escola, por meio da formação inicial e continuada de professores que a UFFS desenvolve com as redes estaduais e municipais de educação dos três estados do sul. “Abordando temas e aspectos relacionados ao aprimoramento da práxis docente, à valorização dos profissionais da educação, aos parâmetros e às normativas dos documentos oficiais que regem a educação básica e superior e seus desdobramentos na organização curricular das escolas, à gestão e à qualidade da escola de educação básica e pública ao material e aos procedimentos didático-pedagógicos, bem como à avaliação das práticas de ensino e de gestão das escolas, dentre outras particularidades positivas e acrescentadoras identificadas no PRP”, concluiu.
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