UFFS conta com mais bolsas de Iniciação Científica concedidas pelo CNPq

Publicado em: 30 de julho de 2013 08h07min / Atualizado em: 28 de março de 2017 11h03min

A partir de agora, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) conta com mais quatro bolsas em seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Atendendo à solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a concessão de mais três bolsas, passando de 11 para 14. A UFFS também acaba de ser contemplada com mais uma bolsa de Iniciação Científica – IC, voltada para Ações Afirmativas.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador institucional do PIBIC na UFFS, Joviles Vitório Trevisol, “o PIBIC é o programa mais antigo de formação de jovens pesquisadores no país. Ele se destina aos estudantes de ensino médio e de graduação que demonstram interesse pela pesquisa e condições para desenvolver um projeto de pesquisa sob a supervisão de um professor orientador”. Para Trevisol, o Programa tem bastante importância acadêmica, pois “muitos bolsistas de Iniciação Científica prosseguem na pesquisa, fazendo mestrado, doutorado e tornando-se docentes do ensino superior".

Sobre o PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) recebeu as primeiras bolsas do CNPq em 2011, logo após a criação do Programa no âmbito da UFFS. Atualmente, o PIBIC/UFFS conta com 218 bolsas de Iniciação Científica, sendo 14 do CNPq, 18 da FAPERGS e 186 mantidas com recursos próprios da UFFS. Além das bolsas destinadas aos estudantes de graduação (PIBIC), o CNPq disponibiliza à UFFS mais 43 bolsas de Iniciação Científica a estudantes do Ensino Médio.