Publicado em: 05 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 29 de março de 2017 11h03min
Com a publicação da Resolução Nº 14/2013, pela Câmara de Graduação do Conselho Universitário (Consuni), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) institucionaliza um espaço que possibilita a discussão dos componentes curriculares dos cursos de graduação numa perspectiva interdisciplinar. A partir de 2014, a instituição vai contar com fóruns permanentes que abrangerão o Domínio Comum e o Domínio Conexo.
Os Fóruns Permanentes do Domínio Comum e Domínio Conexo é um espaço regular de discussão e proposição, composto pelos docentes que ministram Componentes Curriculares (CCRs) vinculados aos respectivos domínios, e também por servidores técnico-administrativos pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e estudantes. A dinâmica de trabalho dos fóruns será constituída por encontros a cada dois meses nos campi da UFFS, reunindo os integrantes dos Fórum do Domínio Comum e do Fórum de Domínio Conexo.
Estão previstos pelo menos outros dois encontros gerais a cada semestre letivo, desta vez formado por representantes dos docentes nos campi, coordenadores de curso, coordenadores acadêmicos, representante da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e representantes dos estudantes. Na opinião de Derlan Trombetta, diretor de Organização Pedagógica da UFFS, “os fóruns são espaços importantes de planejamento e articulação entre os envolvidos no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que constitui âmbito propício ao estímulo de pesquisas sobre o Domínio Comum e o Domínio Conexo.”
Formação Cidadã
O Domínio Comum e o Domínio Conexo estão entre os princípios norteadores do Projeto Pedagógico Institucional da UFFS. Juntamente com o Domínio Específico, tal forma de organização curricular tem por objetivo assegurar que todos os estudantes da UFFS recebam uma formação ao mesmo tempo cidadã, interdisciplinar e profissional, possibilitando otimizar a gestão da oferta de disciplinas pelo corpo docente e, como consequência, ampliar as oportunidades de acesso à comunidade.
Conforme Derlan Trombetta, as disciplinas agrupadas no Domínio Comum pretendem oferecer uma formação básica, um suporte para o desenvolvimento de conteúdos básicos para ingresso na vida acadêmica. “Isso é importante se considerarmos que mais de 90% dos estudantes da UFFS são oriundos de escolas públicas”, menciona.
No Domínio Conexo, por sua vez, estão o conjunto de disciplinas que se situam em espaço de interface de vários cursos, sem, no entanto, poderem ser caracterizadas como exclusivas de um ou de outro. “Neste contexto trabalha-se de forma interdisciplinar, numa conexão entre áreas de conhecimento”, Avalia Trombetta.
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