Publicado em: 29 de novembro de 2012 08h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou na quarta-feira (28), o Seminário de Direitos Humanos. Com o objetivo de debater o tema, principalmente no âmbito da Ditadura Militar, participaram do evento a Reitora da Universidade Popular das Mães da Praça de Maio da Argentina, Inéz Vázquez, o professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Edson Luis de Almeida Teles e o representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Atahualpa Fidel Blanchet Coelho.
O evento também marcou a instituição da Comissão da Verdade na UFFS. De acordo com o presidente da comissão e coordenador do Grupo de Pesquisa da área dos direitos humanos da UFFS, Antonio Marcos Myskiw, com a constituição da Comissão da Verdade, a Universidade contribuirá com o levantamento de informações e desenvolvimento de pesquisas sobre o período da Ditadura Militar na região da Fronteira Sul.
Protocolo de intenções
Ainda durante o seminário foi assinado o terceiro acordo internacional da UFFS. A instituição e a Universidade Popular das Mães da Praça de Maio da Argentina formalizaram o Protocolo de Intenções com vistas à consolidação de um grupo de pesquisa na área dos direitos humanos. Para a formalização do protocolo a UFFS contou com a intermediação do professor do curso de Ciências Sociais, Christy Ganzert Pato.
“A função do grupo de pesquisa é criar metodologias e dinâmicas que propiciem estudos e trabalhos de extensão sobre o tema Ditadura Militar, Direitos Humanos e Cidadania. Ao final do trabalho produziremos um livro, que será uma das contribuições para a Comissão Nacional da Verdade”, destacou Myskiw.
Fórum em Defesa da Vida por Justiça e Democracia
O dia 28 de novembro também é uma data importante para Chapecó. Neste dia completou-se um ano da morte do Vereador Marcelino Chiarello, ainda sem esclarecimentos. De acordo com o Reitor da UFFS, em exercício, Antônio Andrioli, esse fato também motivou a realização do seminário. “Marcelino era membro do Conselho Estratégico da UFFS e teve grande importância na fase de constituição da Universidade, por isso realizamos, também, esse seminário, em memória do Vereador”, destacou.
A Vereadora de Chapecó, Angela Vitoria, esteve no evento e falou em nome do Fórum em Defesa da Vida por Justiça e Democracia. A vereadora lembrou a trajetória do vereador falecido e pontuou a necessidade do envolvimento da comunidade em lutas como essa, pela defesa da vida.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS