Publicado em: 21 de setembro de 2011 09h09min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min
Com o objetivo de promover o debate em relação à inclusão e acessibilidade no ensino superior, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim promoveu, na última segunda-feira (19), a palestra “Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior: vivências, desafios e perspectivas”.
Além da comunidade acadêmica, participaram do evento professores das redes estadual e municipal de ensino, e de outras instituições de ensino superior da região. Os demais campi da UFFS puderam assistir a palestra por videoconferência.
A palestrante convidada foi professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial noturno no Centro de Educação, Nara Joyce Wellausen Vieira. Nara também é presidente da Comissão de Acessibilidade e Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação, na Universidade Federal de Santa Maria, além de sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD, e sócia e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD).
A palestrante deu uma rápida entrevista sobre a importância da discussão sobre acessibilidade e outros pontos importantes da sua palestra. Acompanhe:
1) Qual a importância de se discutir acessibilidade na Universidade?
É importante por ser uma garantia para os estudantes com necessidades especiais estarem na universidade e de ter acesso a todos os espaços disponíveis tanto na universidade, quanto em qualquer situação de vida desse sujeito.
2) Qual a principal dificuldade encontrada pelos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro das universidade?
Acredito que a maior dificuldade dos estudantes diz respeito à permanência dos mesmos no ensino superior. O vestibular garante o acesso aos cursos universitários, principalmente naquelas universidades que garantem cotas. No entanto, os cursos não estão preparadas para receber esses estudantes. Assim, eles acabam reprovando ou, até mesmo, desistindo do curso por não estar de acordo com as suas potencialidades.
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