UFFS discute Domínio Comum nos cursos de graduação

Publicado em: 14 de junho de 2012 08h06min / Atualizado em: 23 de março de 2017 14h03min

Com o histórico de objetivos da criação da universidade e a experiência de dois anos na graduação, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciou a discussão sobre a operacionalização do Domínio Comum nos cursos da instituição. O primeiro encontro reunindo as comissões de todos os campi aconteceu na quarta-feira (13), em Chapecó.

A previsão da pró-reitoria de Graduação (Prograd), segundo a diretora de Organização Pedagógica, Adriana Loss, é que até agosto seja finalizada a discussão sobre o Domínio Comum. De acordo com Adriana, a Prograd, percebendo as demandas de discussão do Domínio Comum pelos colegiados dos cursos, professores e até mesmo estudantes, iniciou um movimento para repensar esse eixo da matriz curricular institucional.

Com a definição dos princípios e da metodologia de trabalho, a Prograd buscou depoimentos de representantes do Movimento Pró-Universidade – de cujo trabalho deu origem à UFFS – para retomar o conceito inicial e os objetivos do Domínio Comum. As discussões aconteceram nos campi e foram apresentadas no primeiro encontro geral. Após a sistematização das informações, o diálogo continua até agosto.

“Toda a discussão do Domínio Comum deve partir da história institucional, com foco na formação básica e na formação cidadã, assim nosso objetivo é instigar a reflexão referente à operacionalização da matriz curricular”, afirma Adriana.

Depois do Domínio Comum, o Domínio Conexo passará pelo processo de avaliação, mas dessa vez a discussão acontecerá por campus. A meta é que cada um dos cinco campi deva apresentar como fará essa interação entre as áreas do conhecimento até setembro. O passo seguinte será a reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Antes de vigorarem, as novas propostas passarão pela avaliação técnica da diretoria de Organização Pedagógica (DOP) e pela Câmara de Graduação.