UFFS disponibiliza recursos adicionais para fomento aos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação stricto sensu
Ação tem objetivo de melhorar o índice de produtividade dos programas de pós-graduação da Instituição

Publicado em: 09 de dezembro de 2020 14h12min / Atualizado em: 10 de dezembro de 2020 13h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou, em abril de 2020, o Edital nº 270/GR/UFFS/2020, para Fomento à Iniciação Científica Tecnológica e de Inovação e Fomento á Pesquisa com Ênfase na Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS. O resultado final com as propostas classificadas foi publicado em junho de 2020, no Edital nº 381/GR/UFFS/2020.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clevison Luiz Giacobbo, “no Edital 381/2020 já havia sido repassada a totalidade dos recursos planejados pela PROPEPG para financiamento de subprojetos com recursos de despesas correntes e de capital. No entanto, pelo ano atípico, foi possível disponibilizar valor maior e, com isso, atender mais projetos, conforme o Edital Complementar nº 727/GR/UFFS/2020. Desse modo, foi possível contemplar toda demanda qualificada para recursos com despesas correntes de subprojetos classificados no edital 381/2020, mas que não haviam sido contemplados”.

Segundo ainda o pró-reitor, "a UFFS publicou também o Edital nº 728/GR/UFFS/2020, que permitiu um repasse adicional, com o estabelecimento de novas faixas de fomento exclusivamente para subprojetos já contemplados nesses dois editais, submetidos por docentes permanentes de programas de pós-graduação stricto sensu da UFFS (grupos 3 e 4). Conforme o Edital, após assinatura de um termo de outorga entre o pesquisador e UFFS, os recursos são depositados em conta corrente aberta exclusivamente para o recebimento dos recursos do subprojeto, em instituição financeira pública federal, em nome do coordenador do subprojeto e conforme estabelece o Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018”.

Na avaliação de Giacobbo, “os recursos vão fomentar subprojetos encaminhados por pesquisadores pertencentes aos grupos de pesquisa da UFFS, bem como aos programas de pós-graduação, podendo auxiliar no desenvolvimento de pesquisas que poderão potencializar a produção científica dos pesquisadores, com intenção de melhorar o índice de produtividade dos programas de pós-graduação e buscar melhores conceitos na avaliação da pós-graduação”.