Publicado em: 15 de abril de 2021 15h04min / Atualizado em: 19 de abril de 2021 12h04min
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Fronteira Sul divulgou nesta semana a o Relatório de Autoavaliação Institucional Ano-base 2020. A autoavaliação na UFFS é coordenada pela CPA, com as contribuições da Reitoria, pró-reitorias, Procuradoria Educacional Institucional, direções dos campi, coordenações acadêmicas, coordenações de cursos, núcleos docentes estruturantes (NDEs) e colegiados dos cursos. As avaliações são realizadas tanto pela CPA como pelas coordenações e setores da UFFS, de forma coordenada.
Conforme Ana Maria Olivo, coordenadora da CPA, “o processo de autoavaliação institucional constitui importante ferramenta, não só para cumprir tarefa frente ao MEC/INEP, mas principalmente para contribuir com o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade dos processos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a autoavaliação institucional incide nas pontuações da UFFS, no Índice Geral dos Cursos e conceitos dos cursos, pois, no cálculo do IGC, é considerada a nota da autoavaliação institucional coordenada pela CPA. É com base nos resultados das autoavaliações que a gestão da Universidade tem como realizar ações de melhoria nos processos educacionais”.
De acordo ainda com Olivo, “destaca-se que a responsabilidade pela autoavaliação institucional é de toda a comunidade acadêmica, pois é necessário que todos participem do processo, respondendo as pesquisas e dando a sua contribuição com suas sugestões de melhorias. A autoavaliação é um momento de olharmos criticamente para os resultados dos trabalhos e ações desenvolvidas, de forma que possamos verificar quais são os pontos fortes e quais são as fragilidades da Universidade que necessitam ações corretivas”.
O resultado do processo de autoavaliação institucional é divulgado no Relatório de Autoavaliação Institucional, realizado anualmente e enviado ao MEC/INEP no mês de março. O Relatório de Autoavaliação Institucional Ano-base 2020 está disponibilizado no site da UFFS, na página da CPA. É um importante documento em que se pode obter um retrato das ações desenvolvidas pela UFFS em 2020 no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e na gestão como um todo. Além dos resultados da autoavaliação 2020, no relatório estão relacionadas as ações das devolutivas dos resultados da autoavaliação do ano anterior.
A seguir, considerações a respeito do processo de elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional Ano-base 2020:
Devolutivas dos Resultados da Autoavaliação 2019
Em 2020, a CPA realizou reuniões mensais com os membros da Comissão, além de muitos trabalhos desenvolvidos internamente nos campi no sentido de aproximar a CPA de todos os entes envolvidos nos processos de autoavaliação. Foram realizadas diversas reuniões locais, além de 15 lives de devolutivas dos resultados da autoavaliação 2019. Alguns vídeos dessas lives estão postados no canal da CPA no Youtube. Nessas reuniões, foi abordado o desafio de criar uma cultura de autoavaliação que possa ficar melhor consolidada em todos os níveis institucionais e, efetivamente, direcionar as ações de planejamento e de execução de melhorias no âmbito da UFFS. Nas apresentações ao vivo para as devolutivas dos resultados, houve a participação de servidores, estudantes e egressos.
Processo de Autoavaliação 2020
O ano de 2020 foi um ano atípico em função da pandemia de covid-19, período em que a UFFS precisou se reinventar para dar conta de todas as mudanças não previstas. Essa situação refletiu-se em todas as atividades acadêmicas e de gestão, além de impactar as rotinas e a vida de todos. Diante disso, houve mudança nas formas de autoavaliação, uma vez que não se podia avaliar da mesma forma diante de um cenário tão complexo e inesperado.
Mesmo de forma remota, a CPA participou de diversas reuniões de sensibilização com o reitor, pró-reitores, diretores de campus, superintendentes, diretores dos setores administrativos, secretários especiais, Procuradoria Educacional Institucional, coordenadores acadêmicos e demais representantes dos setores acadêmicos. No âmbito dos campi, foram realizadas diversas reuniões e lives envolvendo toda a comunidade acadêmica, de forma que tivéssemos uma escuta ativa, principalmente dos estudantes. Também foram feitas reuniões para escutar os egressos. Essas reuniões tiveram como propósito criar espaços de diálogos com a comunidade acadêmica e também sensibilizar sobre a importância da autoavaliação institucional e possibilitar a construção do Relatório.
O que foi avaliado em 2020?
Além da avaliação do cenário geral da UFFS, as pró-reitorias fizeram suas autoavaliações internas.
No ano de 2021 iniciou-se um trabalho para avaliar o desempenho dos gestores da UFFS, por meio de uma pesquisa que utilizou como métricas a Avaliação 360°. Participaram desse primeiro movimento os gestores que ocupam cargos diretivos no âmbito da reitoria da UFFS, sejam pró-reitores, superintendentes, diretores, secretários especiais, assessores, reitor, vice-reitor, pesquisador institucional e chefe de gabinete. Os níveis de avaliação consideraram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) necessários para o exercício das funções administrativas.
Em 2020 foi realizada a pesquisa com os egressos, feita pela Comissão de Implantação da Política de Acompanhamento de Egressos da UFFS e pela CPA. Além da elaboração da Política, foi realizada uma pesquisa com os egressos de graduação e de pós-graduação da UFFS. A aprovação da política institucional de acompanhamento de egressos da UFFS permitirá o estabelecimento de uma estrutura voltada para a construção participativa e a coordenação de ações voltadas para os egressos.
Mais importante que os dados obtidos na pesquisa, o conhecimento das atividades do egresso auxilia na consolidação da imagem institucional na comunidade regional e nacional, bem como abre oportunidades para os futuros egressos da UFFS. Somado a isso, a avaliação das atividades dos egressos pelos NDEs e colegiados de curso possibilitam a adaptação dos conteúdos programáticos, de modo a manter em sintonia a formação dos egressos da UFFS com as demandas de mercado ou desenvolvimento do espírito empreendedor.
Também, a Comissão para Levantamento de Informações e Proposições para Implementação de Componentes Curriculares Semipresenciais realizou uma pesquisa sobre as experiências do ensino remoto no primeiro semestre de 2020.
Além disso, em alguns dos campi, foram aplicados instrumentos para avaliar os cursos e os componentes curriculares. Foram avaliados cursos de graduação e de pós-graduação e componentes curriculares dos cursos CCRs (em que fez parte a avaliação didático-pedagógica, avaliação da infraestrutura dos cursos, avaliação dos docentes, autovaliação dos estudantes e avaliação das relações interpessoais).
Em linhas gerais, como foi o resultado?
Com base nas autoavaliações foram implementadas algumas melhorias:
1. As coordenações adjuntas e equipes da CPA foram instituídas em cada campus, com planejamento e ações de avaliação integradas com todos os campi da UFFS;
2. Sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da CPA no planejamento e acompanhamento de ações para a melhoria da vida universitária;
3. A avaliação institucional passou a ser o elemento central do processo de planejamento e gestão institucional;
4. Melhorias nas bibliotecas: espaços físicos ampliados e maior acessibilidade, atualização dos exemplares de livros contendo as referências básicas e complementares das disciplinas, aumento do acervo digital e acesso a distância;
5. A pedido dos docentes e estudantes, estão sendo revisados todos os PPCs dos cursos;
6. Implantação de mecanismos para o acompanhamento de egressos da UFFS em sua inserção no mundo do trabalho;
7. Mudança no processo seletivo para ingresso na Instituição, com a realização de processo seletivo próprio e matrículas on-line;
8. Humanização dos ambientes: foram melhorados os espaços de convivência e de descanso na UFFS (ajardinamento, tendas, cadeiras, poltronas, puffs, colchonetes, arte em bancos e escadas) para que alunos e servidores possam ter espaços adequados para descansar e conversar;
9. Construção de campos de futebol, trilhas, disponibilização de tênis de mesa etc., para que alunos e servidores tenham espaços para a prática de esportes;
10. Melhorias na infraestrutura e acessibilidade: adequação dos espaços físicos para os portadores de necessidades especiais (rampas, elevadores, banheiros, estacionamento, etc.).
Como serão divulgados os resultados da autoavaliação 2020?
Em função da pandemia, fazemos as devolutivas de maneira remota, por meio de lives e reuniões com toda comunidade acadêmica, envolvendo servidores, estudantes, egressos e comunidade regional. Para intensificar os processos de autoavaliação institucional e sensibilizar sobre a importância da participação de todos nesse processo, a UFFS realizará, no início do segundo semestre de 2021, um grande evento de autoavaliação institucional que pretende reunir toda comunidade acadêmica para refletir sobre esse novo olhar necessário sobre os rumos da autoavaliação institucional.
Qual a importância da autoavaliação?
O trabalho coordenado pela CPA, por meio da divulgação dos resultados, e as evidências de que melhorias são implantadas com base nas autovaliações são quesitos avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A autoavaliação impacta os conceitos atribuídos à UFFS pelo INEP e pela CAPES, além de dar parâmetros no planejamento e gestão da UFFS. Isso tudo reflete na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, que, por sua vez, impactará a formação das pessoas e o desenvolvimento das regiões onde a UFFS está instalada ou onde os profissionais irão atuar.
A autoavaliação é uma forma de dar voz aos usuários dos serviços da UFFS (servidores, alunos e comunidade regional), que contribuem para que se atue no melhoramento contínuo dos processos e serviços ofertados.
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