Publicado em: 11 de agosto de 2022 16h08min / Atualizado em: 17 de agosto de 2022 16h08min
A participação da UFFS foi assegurada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP) com a aprovação dos projetos e subprojetos propostos aos editais de 2022 pela Capes, tanto na análise técnica quanto na de mérito, segundo os Editais 23 e 24/2022.
Nesta edição, o PIBID e o PRP envolvem dois coordenadores institucionais, 51 coordenadores de área/professores orientadores, 100 professores supervisores/preceptores de escolas e aproximadamente 700 acadêmicos, entre bolsistas e voluntários. Cinco campi da UFFS estarão integrados nesse trabalho: Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza, com a previsão de 50 escolas municipais e estaduais em 17 municípios abrangidos e mais de 6,6 milhões em bolsas, distribuídas em 18 meses de projeto.
As professoras doutoras Márcia Adriana Dias Kraemer, do PRP, e Fabiane de Andrade Leite, do PIBID, coordenadoras institucionais, reiteram a relevância dos programas, uma vez que possibilitam o diálogo entre universidade e escola, por meio da formação inicial, continuada e permanente de professores, com o envolvimento das redes estaduais e municipais de educação dos três estados do Sul.
Os programas possibilitam a abordagem de temas e aspectos relacionados ao aprimoramento da práxis docente; à valorização dos profissionais da educação; aos parâmetros e às normativas dos documentos oficiais que regem a educação básica e superior e seus desdobramentos na organização curricular das escolas; à gestão e à qualidade da escola de educação básica e pública; ao material e aos procedimentos didático-pedagógicos, bem como à avaliação nas práticas de ensino e de gestão das escolas, dentre outras particularidades positivas e acrescentadoras.
As professoras também afirmam que o PIBID e o PRP refletem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFFS, 2019-2023, que preconiza o desenvolvimento articulado de ensino, pesquisa e extensão, em que a tríade possibilita ações direcionadas às demandas regionais e nacionais, bem como ao fortalecimento da formação profissional das licenciaturas em diferentes áreas de conhecimento. Assim como também atendem a Política Institucional da UFFS para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica.
*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante
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