Publicado em: 25 de maio de 2011 11h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 11h03min
O 1º Concurso de Ideias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Prêmio INOVAR – CONSTRUIR 2011 superou todas as expectativas. Foram 152 equipes inscritas, de 60 instituições de ensino de 20 estados brasileiros.
No último sábado (21), durante a Feira da Construção e Mobiliário de Erechim – CONSTRUIR/2011, foi divulgado o resultado do concurso. O projeto vencedor foi Rincão Erechim, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). A equipe vencedora, composta por quatro acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo – Amanda Persun Tiedt, Ana Letícia Knuth, Fabíola Luana Cordeiro e Priscila Weber - receberá como prêmio passagens, estadia e inscrição para duas pessoas no VI Encontro Nacional e IV Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, que acontece entre 7 e 9 de setembro, em Vitória (ES), e mais um valor de R$ 1 mil. O segundo lugar também ficou para uma equipe da Furb, que apresentou o projeto Fit House. A equipe receberá inscrição, passagens e estadia para uma pessoa e mais quinhentos reais em dinheiro.
Segundo o professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e organizador da comissão julgadora, Leandro Carlos Fernandes, o projeto vencedor teve como destaque o tratamento do terreno como um todo, além de aspectos formais e funcionais bem resolvidos, adoção de soluções que pontuam a sustentabilidade, bem como privacidade interna e externa e boa articulação dos volumes.
Além dos dois trabalhos vencedores, outros oito receberam menção honrosa pela qualidade dos projetos apresentados. Entre eles está o do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UFFS, Mateus Moreno Subtil dos Anjos de Souza. “Foi uma grata surpresa para a UFFS, especialmente para o curso de Arquitetura e Urbanismo, ter entre os trabalhos que receberam Menção Honrosa a proposta de um de nossos alunos. Parabenizamos o aluno Mateus Moreno Subtil dos Anjos de Souza e seu orientador, o professor Murad Jorge Mussi Vaz, por esse feito, que ganha significativa relevância por termos iniciado o curso recentemente, no primeiro semestre de 2010”, destacou Leandro.
O professor acredita que a maior contribuição do concurso seja a geração de discussões em torno das possibilidades de projeto para a área da habitação. Segundo ele, de modo geral, a população regional ainda é pouco exigente em relação ao projeto de suas moradias. Conhecer as propostas do concurso permitirá aumentar esse nível de exigência. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do concurso, com a participação dos estudantes, com a qualidade dos trabalhos e com o evento como um todo. Na UFFS estamos felizes por termos contribuído para a realização de um evento com alcance nacional, que mobilizou muitos estudantes e professores de varias regiões do país. Vale destacar que as maiores beneficiadas, principal motivo de todo o evento, são as famílias da região, para quem foram pensadas as edificações propostas”, afirmou Leandro.
A solenidade de anúncio do vencedor do concurso fez parte da programação do “Arquitetura no Pólo da Cultura”, que contemplou exposição dos trabalhos inscritos, exposição de fotos que mostram Erechim através de sua arquitetura entre 1910 e 1960, além de palestras, apresentações e debates entre os dias 19 e 21 de maio.
O concurso foi promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Erechim (Sinduscon/Erechim) e Prefeitura de Erechim, em parceria com a UFFS, e contou, ainda, com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul – (IAB/RS). Teve como objetivo promover o debate sobre inovação e sustentabilidade em edificações residenciais unifamiliares através da escolha da melhor proposta para uma residência unifamiliar de até 50 metros quadrados, para uma família de até cinco pessoas, em observância ao clima da região de Erechim. Apenas estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo do país puderam participar.
“Embora se trate de um evento que envolveu diferentes instituições, o sucesso que alcançamos não teria sido possível sem o entusiasmo de algumas pessoas, que se envolveram diretamente, disponibilizando seu tempo além do que suas funções lhes obrigavam. Citamos os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sr. Walmir Badalotti, arquiteto e urbanista Redênzio Cezar Zordan, Sr. Reinaldo Sartore e Sra. Neide Dornelles. Somos ao SINDUSCON/Erechim, especialmente aos senhores Mario Luiz Cavaletti e Sr. João Aleixo Bruschi, e ao IAB/RS. Destacamos o empenho da professora Nauíra Zanardo Zanin, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, e da assessora de imprensa da Feira Construir 2011, Sra. Mariangela F. De Nani. Por fim, agradecemos ao empenho da Comissão Julgadora, composta pelos arquitetos José Hermeto Palma Sanchotene, Tiago Holzmann da Silva, Claudinei Nardelli, Paulo Badalotti, Magali Mingotti e Daniella Reche, e à consultora da comissão, engenheira Simone Biolo”, finalizou o professor Leandro Fernandes.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos