UFFS é integrada à Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas
Iniciativas nestas áreas motivaram a inclusão da UFFS no ano de 2024

Publicado em: 19 de novembro de 2024 13h11min / Atualizado em: 19 de novembro de 2024 16h11min


Em 2024, a Universidade Federal da Fronteira Sul, juntamente com outras Universidades, passou a integrar a Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, com sede na Universidade Federal de Viçosa – UFV. O certificado foi entregue durante a abertura do XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade e da II Conferência Internacional de Economia Criativa e Políticas Públicas, realizados em Belém-PA, nos dias 4 a 7 de novembro.

O projeto de criação da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para estudos e projetos ligados à economia criativa e políticas públicas foi aprovado em 2022, após dois anos de negociações e relações internacionais.

Inicialmente, reunia pesquisadores de 14 universidades brasileiras, a maioria pública, além de quatro instituições estrangeiras. Nelas, há pesquisadores de áreas multidisciplinares, como engenharia ambiental, geografia, economia, turismo, administração, gestão pública e ciências naturais, que estão ligados a uma rede global, articulando temas como turismo, cultura, gestão e eventos.

A aprovação do projeto, elaborado pelo grupo de pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFV, foi comunicada oficialmente ao reitor da Universidade, Demetrius David da Silva, pelo diretor da área do Futuro da Aprendizagem e Inovação da Unesco, Sobhi Tawil, no dia 15 de março de 2022.

Conforme a docente da UFFS, Débora Regina Schneider Locatelli, “esta certificação é o reconhecimento dos esforços da comunidade acadêmica dentro destas duas áreas. Com isso, a Instituição ganha projeção nacional e internacional, envolvendo capacidades /competências relacionadas ao trabalho colaborativo, em rede e relacionáveis aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”.

Para Locatelli, algumas iniciativas contribuíram para a UFFS ser integrada à Cátedra da Unesco, tais como a implementação da Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces e de Gestão Pública, da Graduação em Gestão Pública e do Mestrado Profissional em Administração Pública, além de pesquisas com a temática da Cátedra em andamento na UFFS.

Sobre o processo de integração

Ocorre por meio de pedido formal para os contatos da cátedra (site catedraunesco.org) ou por meio do coordenador geral via email feito por pesquisadora/e/s interessado/as em contribuir com atividades de ensino, pesquisa ou extensão alinhadas com os objetivos da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, disponíveis no link

Entre os critérios para fazer parte da Cátedra estão: ter histórico de atuação em temas relacionados e afins ao escopo da Cátedra; possuir agenda de trabalho alinhados aos objetivos da Cátedra; articular ações em parceria/colaboração com algum outro pesquisador.