UFFS e MEC farão projeto-piloto de formação para gestores escolares da região sul
Novidade foi tema da fala de coordenadora do MEC em seminário interno do projeto de formação do programa Escola em Tempo Integral, realizado nos dias 25 e 26

Publicado em: 28 de fevereiro de 2025 10h02min / Atualizado em: 28 de fevereiro de 2025 10h02min

O ano de 2025 inicia com os encaminhamentos finais de uma nova parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Ministério da Educação (MEC). As instituições se uniram para a realização de um projeto-piloto intitulado “Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Escolares da Região Sul na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral: Adolescências em Diálogo”. A novidade foi um dos destaques da fala da coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Santos Farias, durante o seminário interno da equipe do projeto “Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul 2025”, realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro em Chapecó.

De acordo com Tereza, a formação será realizada, neste primeiro momento, exclusivamente na região sul. A expectativa é que em abril ocorra a aula inaugural e que o curso tenha de 600 a 700 cursistas. Segundo a vice-reitora da UFFS, Sandra Pierozan, um grupo de trabalho iniciou os encaminhamentos para a oferta do curso ainda em 2024, já está com o material praticamente pronto e está na fase de diálogo com as redes de ensino.

Para complementar a equipe de trabalho, na quarta-feira, dia 26, foi publicado o Edital 2/PROPEPG/UFFS/2025, para a seleção de bolsistas técnico-administrativos em educação para atuação no projeto. São disponibilizadas 5 vagas, para suporte de tecnologia da informação, secretário administrativo, suporte de comunicação e produção de conteúdo e diagramador/revisor de conteúdo, com início em março de 2025. As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 6 de março.

Seminário interno

O seminário interno do projeto "Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul 2025", realizado em Chapecó, foi um momento de integração e capacitação das cerca de 140 pessoas que compõem a equipe de trabalho. Na abertura do encontro, após a mesa de abertura, com a presença do reitor da UFFS, João Alfredo Braida, os participantes acompanharam a apresentação do programa Escola em Tempo Integral, feita por videoconferência pela coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Aline Zero.

Durante a manhã do primeiro dia também houve a apresentação dos integrantes da equipe de 2025 e uma retrospectiva do projeto desenvolvido em 2024. No período da tarde a coordenadora geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Santos Farias, apresentou o programa Escola das Adolescências e, na sequência, por videoconferência, a coordenadora do grupo de trabalho de reformulação dos módulos do curso, Janaína Menezes, explicou as mudanças da formação em 2025. As atividades do primeiro dia foram finalizadas com a apresentação do desenho formativo do curso neste ano.

Na manhã do segundo dia foram repassadas orientações administrativas aos integrantes da equipe e, em seguida, o coordenador de formação Juares Thiesen falou sobre a temática “Concepção de educação integral”. Também houve espaço para que representantes das entidades Ashoka, Instituto Alana, Centro de Referência em Educação Integral e Cidade Escola Aprendiz falassem sobre o trabalho que desenvolvem.

A tarde do segundo dia de seminário interno foi de capacitação dos tutores para o uso das ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e reunião dos coordenadores do projeto com os representantes das entidades externas à UFFS. Houve, ainda, a apresentação do sistema WebGis, que passará a ser utilizado pelo projeto em 2025, para o monitoramento em tempo real da formação.

Equipe do projeto

Além de servidores técnicos e docentes dos seis campi da UFFS, o projeto "Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul 2025" conta com representantes das seguintes entidades: Ashoka, Cidade Escola Aprendiz, Instituto Alana, Observatório Nacional de Educação Integral, Grupo de Estudos em Educação Integral de Santa Catarina (GEEI-SC), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurgs), Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc/RS), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/PR/SC/RS), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PR/SC/RS).

Integram o projeto, ainda, docentes das seguintes instituições de ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Regional de Blumenau (Furb), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Universidade Federal do Acre (UFAC).

Galeria de Imagens: