UFFS é parceira na oferta de curso de Educação em Direitos Humanos no RS
Campi de Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo irão receber as atividades presenciais do curso direcionado a professores da educação básica

Publicado em: 18 de julho de 2024 14h07min / Atualizado em: 18 de julho de 2024 14h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das instituições parceiras para a oferta do curso de aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos no Estado do Rio Grande do Sul, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e pela Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (RedBEDH). O curso, que é destinado a professores da educação básica com formação em alguma licenciatura, tem inscrições abertas até o dia 23 de julho.

As atividades do curso serão realizadas de forma mista, com uma parte presencial, aos sábados, aulas síncronas, nas sextas-feiras, e algumas atividades assíncronas. A maior parte dos encontros será quinzenal, com início em 17 de agosto e encerramento em 15 de dezembro. O curso será ofertado em 7 polos/cidades do Rio Grande do Sul, destes, três serão sediados pela UFFS: Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo. Os demais são: Jaguarão (Unipampa), Osório (IFRS), Pelotas (UFPel) e Porto Alegre (IFRS).

O curso terá oito módulos temáticos: 1 - Direitos Humanos: concepções e dimensão histórica (15h); 2 - Educação em Direitos Humanos: Conceituação, História e Política Pública (30h); 3 - Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes (30h); 4 - Violências na escola: estratégias de enfrentamento e mediação de conflitos (30h); 5 - Direitos Humanos e Diversidade na escola: gênero, raça, classe e sexualidades (15h); 6 - Direito à terra, ao território e meio ambiente (15h); 7 - Didática da Educação em Direitos Humanos (15h); 8 - Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos (30 h).

Inscrição

Para a inscrição é necessário preencher o formulário eletrônico, disponível em: https://tinyurl.com/4u3pej4y, e anexar a documentação informada no Edital n° 25/2024 – PROEX-REI. A homologação das inscrições e classificação parcial deve ser divulgada em 30 de julho. O resultado final está previsto para 5 de agosto.

Link para o edital: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2024/07/Edital-25_2024.pdf