Publicado em: 07 de junho de 2022 16h06min / Atualizado em: 08 de junho de 2022 14h06min
Na última sexta-feira (03), a Universidade Federal da Fronteira Sul se reuniu com a Prefeitura de Caxambu do Sul para definirem as próximas ações para o projeto-piloto entre as instituições que envolve um drone para uso agrícola em propriedades do município.
O professor do curso de Agronomia da UFFS Siumar Tironi, que participou da reunião, explicou que a Prefeitura de Caxambu adquiriu um drone agrícola de pulverização para introduzir novas tecnologias no campo, com o objetivo de tornar as atividades menos trabalhosas, aumentar a eficiência do trabalho, reduzir danos as culturas (causado com o tráfego de máquinas terrestres) e reduzir a exposição dos produtores quando utilizados produtos químicos.
“Como o controle do drone é realizado a distância, o produtor tem menos contato com os produtos aplicados. No entanto, os técnicos da Prefeitura possuem pouco conhecimento sobre a tecnologia e uso do equipamento, que é algo inovador. Por isso, faremos uma parceria para contribuir com a utilização do equipamento da melhor forma possível e fazer estudos em algumas propriedades com o uso do drone, para avaliar as características da pulverização, a eficiência do equipamento, seu potencial de contaminação ambiental, especialmente a deriva (já que pode ser utilizado agrotóxico)”, ressaltou o docente.
Além da parceria já firmada na área agrícola, também foi iniciado um diálogo para parcerias entre Caxambu do Sul e a UFFS também nas áreas de educação e saúde. Para o prefeito de Caxambu do Sul, Glauber Burtet, este é um momento ímpar, que “coloca a cidade ainda mais em evidência quando o assunto é tecnologia, inovação e desenvolvimento”, afirmou.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UFFS, Katia Seganfredo, essa integração entre Universidade e comunidades é fundamental, pois pode favorecer uma multiplicidade de ações no interior da Universidade e nas comunidades, além disso, possibilita aos estudantes desenvolver uma consciência cidadã e gerar outros conhecimentos para que eles possam prosseguir estudando e ou investigando. “Em relação ao curso de Pedagogia, conversamos com o secretário municipal de educação sobre características da rede municipal, destacamos possibilidades de realização de estágios, atividades de pesquisa e de extensão, além da formação continuada dos professores da rede. Também, agendamos uma próxima reunião que acontecerá no município de Caxambu para conhecermos as escolas”, concluiu.
Participaram da reunião, o reitor, Marcelo Recktenvald; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Nedilso Brugnera; o diretor de Comunicação Social, Maurício Fernando Bozatski; a coordenadora acadêmica do Campus Chapecó, Gabriela Gonçalves; o coordenador administrativo do Campus Chapecó, Diego Boeno; a coordenadora do curso de Enfermagem, Larissa Tombini; a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Katia Seganfredo; a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Maíra Rossetto; o professor do curso de Agronomia, Siumar Tiron; o professor do curso de Ciências Sociais, Antonio Inácio Andrioli.
Da prefeitura de Caxambu do Sul participaram o prefeito, Glauber Burtet; o secretário de Saúde, Ivanor Sfreddo; o secretário de Educação, Silvano Santin; o secretário de Agricultura, Claudir Baioto; o diretor do hospital de Caxambu, Eduardo Sfreddo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS