UFFS e Prefeitura de Caxambu do Sul firmam parcerias
Projeto-piloto envolve um drone para uso agrícola.

Publicado em: 07 de junho de 2022 16h06min / Atualizado em: 08 de junho de 2022 14h06min

Na última sexta-feira (03), a Universidade Federal da Fronteira Sul se reuniu com a Prefeitura de Caxambu do Sul para definirem as próximas ações para o projeto-piloto entre as instituições que envolve um drone para uso agrícola em propriedades do município.

O professor do curso de Agronomia da UFFS Siumar Tironi, que participou da reunião, explicou que a Prefeitura de Caxambu adquiriu um drone agrícola de pulverização para introduzir novas tecnologias no campo, com o objetivo de tornar as atividades menos trabalhosas, aumentar a eficiência do trabalho, reduzir danos as culturas (causado com o tráfego de máquinas terrestres) e reduzir a exposição dos produtores quando utilizados produtos químicos.

“Como o controle do drone é realizado a distância, o produtor tem menos contato com os produtos aplicados. No entanto, os técnicos da Prefeitura possuem pouco conhecimento sobre a tecnologia e uso do equipamento, que é algo inovador. Por isso, faremos uma parceria para contribuir com a utilização do equipamento da melhor forma possível e fazer estudos em algumas propriedades com o uso do drone, para avaliar as características da pulverização, a eficiência do equipamento, seu potencial de contaminação ambiental, especialmente a deriva (já que pode ser utilizado agrotóxico)”, ressaltou o docente.

Além da parceria já firmada na área agrícola, também foi iniciado um diálogo para parcerias entre Caxambu do Sul e a UFFS também nas áreas de educação e saúde. Para o prefeito de Caxambu do Sul, Glauber Burtet, este é um momento ímpar, que “coloca a cidade ainda mais em evidência quando o assunto é tecnologia, inovação e desenvolvimento”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UFFS, Katia Seganfredo, essa integração entre Universidade e comunidades é fundamental, pois pode favorecer uma multiplicidade de ações no interior da Universidade e nas comunidades, além disso, possibilita aos estudantes desenvolver uma consciência cidadã e gerar outros conhecimentos para que eles possam prosseguir estudando e ou investigando. “Em relação ao curso de Pedagogia, conversamos com o secretário municipal de educação sobre características da rede municipal, destacamos possibilidades de realização de estágios, atividades de pesquisa e de extensão, além da formação continuada dos professores da rede. Também, agendamos uma próxima reunião que acontecerá no município de Caxambu para conhecermos as escolas”, concluiu.

Participaram da reunião, o reitor, Marcelo Recktenvald; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Nedilso Brugnera; o diretor de Comunicação Social, Maurício Fernando Bozatski; a coordenadora acadêmica do Campus Chapecó, Gabriela Gonçalves; o coordenador administrativo do Campus Chapecó, Diego Boeno; a coordenadora do curso de Enfermagem, Larissa Tombini; a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Katia Seganfredo; a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Maíra Rossetto; o professor do curso de Agronomia, Siumar Tiron; o professor do curso de Ciências Sociais, Antonio Inácio Andrioli.

Da prefeitura de Caxambu do Sul participaram o prefeito, Glauber Burtet; o secretário de Saúde, Ivanor Sfreddo; o secretário de Educação, Silvano Santin; o secretário de Agricultura, Claudir Baioto; o diretor do hospital de Caxambu, Eduardo Sfreddo.