Publicado em: 23 de junho de 2012 09h06min / Atualizado em: 23 de março de 2017 15h03min
O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Andrioli, participou de uma reunião com o ministro do desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, na tarde de sexta-feira (22), no município de Nova Laranjeiras. O encontro ocorreu logo após a cerimônia de entrega de 66 retroescavadeiras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) aos municípios da região. Na oportunidade, o vice-reitor apresentou algumas demandas da UFFS nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o ministro também recebeu um exemplar do livro “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, organizado pela Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe).
Ao ministro foram entregues três propostas desenvolvidas pelos campi de Chapecó, Realeza e Laranjeiras do Sul. Além dessas, o vice-reitor deve entregar outras demandas da UFFS em uma audiência com o ministro, em Brasília. “Nesse novo encontro vamos conversar mais especificamente sobre todos esses assuntos e outros projetos da UFFS, tendo em vista que um evento como esse de hoje – um evento político – sempre tem várias solicitações, então não há muito tempo para aprofundar os assuntos. Entretanto, fizemos o que devíamos fazer no tempo que nos foi dedicado e, certamente, avançamos mais um pouco na nossa relação com Ministério do Desenvolvimento Agrário”, explicou Andrioli.
Do campus Chapecó, o ministro recebeu a proposta para criação de uma Unidade de Extensão Universitária em Desenvolvimento Rural. Já do campus Realeza, foi entregue o projeto para a criação de um Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos. O campus de Laranjeiras do Sul apresentou o projeto para a construção de infraestrutura do Centro de Educação do Campo, além de outros pedidos em relação aos cursos de Educação no Campo, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Ciências Econômicas e Engenharia de Aquicultura.
Com base nas propostas apresentadas, o ministro Pepe Vargas destacou que a UFFS possui um profundo envolvimento com a comunidade regional. “A participação efetiva, a elaboração de projetos que visam apoiar o desenvolvimento regional, tudo isso mostra a profunda integração entre a universidade e a comunidade. São instituições de ensino dessa natureza que vão permitir que o Brasil tenha um desenvolvimento mais harmônico. O que mais me impressionou foi isso”, concluiu o ministro.
Também participaram do encontro com o ministro Pepe Vargas, o diretor do campus da UFFS – Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, e a professora do curso de Nutrição do campus Realeza, Jucieli Weber.
• Campus Chapecó: Unidade de Extensão Universitária em Desenvolvimento Rural
A proposição é de se criar uma Unidade de Extensão Universitária Rural (UER) que coordene e viabilize as atividades de estágio do curso de Agronomia, ênfase em Agroecologia, e os projetos de extensão rural na UFFS/Chapecó. Os estágios terão como objeto “o território” e as unidades de produção agrícolas familiares. Os projetos de extensão deverão ter caráter complementar.
A UER terá a função de estabelecer vínculos com as instituições locais que tenham afinidade com a agricultura familiar, como as prefeituras, sindicatos, cooperativas, associações, bem como, outras instituições e movimentos sociais, de tal forma que se possam abrir campos para o desenvolvimento dos estágios e dos projetos de extensão. A segunda função é a de gerenciar e de disponibilizar uma estrutura para a operacionalização das atividades, incluído um espaço físico, sistemas de deslocamento e pessoal. A terceira função é a de dar consistência e coerência às atividades de extensão desenvolvidas pela UFFS/Chapecó ligados aos problemas no meio rural.
• Campus Realeza: Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos
O objetivo do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos é auxiliar no desenvolvimento do território, atuando na implementação de sistemas de certificação orgânica, de inspeção sanitária, a partir de prestação de serviços (análises laboratoriais), atividades de extensão (consultorias, formação educativa) e de pesquisa (que foquem em segurança alimentar e nutricional, sanidade animal, meio ambiente, et.). Seria dessa forma, um ponto de referência para a implantação de um Centro de pesquisa e de análise de qualidade higiênico-sanitária dos alimentos produzidos na região, em especial no que se refere a análises físico-quimicas, microbiológicas, nutricionais, de resíduos e de contaminantes de alimentos e água.
O Centro atuará de forma a constituir parcerias com o setor produtivo, com os órgãos de proteção do consumidor, entidades da sociedade civil, com o objetivo de divulgar as informações referentes à qualidade e segurança dos alimentos.
A UFFS também pode contribuir para inovar em tecnologias de produção, processamento agroindustrial, conservação, assessoria em Boas Práticas de Fabricação (BPF), rotulagem nutricional, controle do uso de insumos agrícolas, avaliação de transgênicos, análise da qualidade da água e outros aspectos que permeiam a cadeia alimentar, visando a prevenção de doenças transmitidas por alimentos e a promoção da saúde, desde sua produção até o consumo pela população.
• Campus Laranjeiras do Sul: Construção de infraestrutura do Centro de Educação do Campo
O Centro de Educação do Campo (CECAMPO) busca ofertar de cursos de graduação (todos os ofertados no Campus Laranjeiras do Sul) e pós-graduação da UFFS em Regime de Alternância. De acordo com o projeto, a Pedagogia da Alternância se divide em Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade. No Tempo-Universidade, período em que acontecem as aulas, os educandos ficam alojados/concentrados por uma etapa de no mínimo de 400 horas aulas, perfazendo, um mínimo de 50 dias, duas vezes ao ano. Nesse sentido, a infraestrutura é fundamental, pois, nesse período, esse espaço passa a ser o seu espaço de vida.
O PPC da Licenciatura em Educação do Campo já apresenta a proposta da formação com base nessa metodologia da Pedagogia da Alternância que também será utilizada em outros cursos da UFFS.
O objetivo geral é oportunizar o acesso dos sujeitos do campo aos diferentes cursos de formação, (graduação – pós graduação – cursos de qualificação profissional e formação política) permitindo vínculo orgânico com a vida e a reprodução da existência concreta destes sujeitos.
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