UFFS estabelece parceria com UNAI para fortalecimento e compromisso com extensão e cultura
UNAI é uma iniciativa para alinhar instituições de ensino superior e de pesquisa com as Nações Unidas e entre as mesmas

Publicado em: 20 de fevereiro de 2025 13h02min / Atualizado em: 20 de fevereiro de 2025 16h02min

A partir deste ano, a Universidade Federal da Fronteira Sul passou a integrar a rede Impacto Acadêmico (United Nations Academic Impact - UNAI), unindo-se a aproximadamente 1.700 instituições em 156 países que colaboram com as Nações Unidas para promover a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. O Impacto Acadêmico visa gerar um movimento global de mentes para promover uma nova cultura de responsabilidade social intelectual.

Como Hub da UNAI, a UFFS assume a missão de articular iniciativas acadêmicas e comunitárias voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre suas responsabilidades, destacam-se:
- Mobilizar estudantes, professores e servidores em ações integradas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para os ODS;
- Estimular parcerias entre universidades, organizações locais e redes internacionais para fortalecer práticas sustentáveis;
- Organizar eventos, cursos e campanhas de conscientização que ampliem o impacto social da Universidade;
- Fomentar projetos de extensão que promovam inclusão social, sustentabilidade e diálogo intercultural;
- Divulgar iniciativas da ONU e compartilhar experiências bem-sucedidas que contribuam para os ODS.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) será a unidade responsável pela coordenação das ações da UFFS junto à UNAI. A PROEC desenvolve uma série de projetos que conectam a Universidade com as comunidades locais, promovendo a valorização da cultura popular, a democratização do conhecimento e o fortalecimento da cidadania.

Assim, “a UFFS reafirma seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, garantindo apoio estudantil e ampliação do acesso à formação superior. Como membro da UNAI, a universidade amplia sua atuação global, contribuindo ativamente para a construção de um mundo mais sustentável, justo e inclusivo, reitera Marcela Alvares Maciel, da Diretoria de Extensão da UFFS.