Publicado em: 28 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 23 de março de 2017 15h03min
“Foi uma experiência única. Pude participar de diálogos produtivos, com professores de referência nacional, vindos de diversos estados do país. Sem dúvida a educação integral é um movimento que caminha para a efetivação de ideias multidisciplinares e que possibilitou um olhar diferente para a educação”, afirma a aluna Margarete Tironi.
Margarete faz parte da primeira turma da pós-graduação lato sensu em Educação de Tempo Integral da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, que encerra as atividades no mês de julho. Neste cenário, a UFFS é protagonista, oferecendo a primeira especialização na área no país. De acordo com a coordenadora, professora Aurelia Lopes Gomes, o tema é bastante atual. “Educação integral é um tema que permeia constantemente o debate entre os educadores, principalmente devido ao fato de que o Plano Nacional de Educação (PNE), prevê que, em dez anos, 50% das escolas de educação básica estejam operando com educação integral”, ressalta.
Ainda segundo a professora, o protagonismo da UFFS se dá no sentido de oferecer a sistematização de currículo voltado à educação integral, que é uma área que diversos educadores já atuam. “Diversas escolas já estão implantando esse modelo educacional, no entanto, os professores não tiveram uma formação específica para essa área e é nesse sentido que a pós-graduação oferecida pela UFFS inova. Oportunizamos aperfeiçoamento aos profissionais educadores, além de possibilitar a reflexão cotidiana dessa linha de pesquisa ainda pouco explorada”, destaca Aurelia.
Considerada uma experiência acertada, a professora já apresentou o trabalho da UFFS nesta área em congressos nacionais organizados pelo Ministério da Educação (MEC) e em reuniões com formadores da educação integral de todo o país. “É a oportunidade de credenciar a instituição junto ao MEC e à comunidade nacional e regional”, explica.
A socialização das monografias da primeira turma a se formar em Chapecó será realizada durante um seminário, previsto para os dias 16 e 17 de agosto.
Também no próximo mês a UFFS inicia mais uma turma da especialização em Educação de Tempo Integral, agora na cidade de Pato Branco (PR), onde funcionará como uma extensão do Campus Laranjeiras do Sul da universidade. Ainda em julho, está previsto o lançamento do edital para o mesmo curso no Campus de Erechim.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS