Publicado em: 16 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min
Já estão em funcionamento os cinco Núcleos de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O espaço institucional de apoio didático e pedagógico aos professores da instituição e de articulação para a formação docente, teve aprovado seu regulamento em setembro e os trabalhos de preparação das atividades já iniciaram pelos membros eleitos e pelos pedagogos que compõem o núcleo.
O NAP, conforme a resolução 003/2011 - CONSUNI/CGRAD, e o próprio Regulamento do núcleo, está vinculado à DOP da Pró-Reitoria de Graduação. Assim, mesmo com as coordenações descentralizadas em cada campus, com reuniões ordinárias quinzenais do próprio NAP, o núcleo faz, bimestralmente uma reunião ordinária com a DOP.
A criação do NAP foi uma ação planejada pela Diretoria de Organização Pedagógica (DOP) ainda em 2011. Conforme a pedagoga da DOP, Sandra Bordignon, a partir da execução dessa ação, a DOP parte agora para o fortalecimento, o acompanhamento e a organização dos núcleos nos campi. “Faremos isso com a divulgação, o estímulo e a viabilização – dando o necessário suporte – à formação docente”, afirmou.
De acordo com Sandra, os campi farão as proposições dos assuntos das formações conforme as realidades locais. Cada NAP disponibilizará pelo menos duas formações ao ano, que poderão ser abertas aos demais campi por videoconferência. “Queremos sensibilizar os professores para que sintam a necessidade da formação pedagógica. Afinal, ser professor demanda uma formação contínua”, finalizou a pedagoga.
Além da formação, segundo o Regulamento, os objetivos do NAP são:
- Construir um espaço institucional de apoio didático e pedagógico aos professores da UFFS e de articulação para a formação docente;
- Acolher os novos professores apresentando a eles a instituição, os objetivos, as diretrizes e os documentos das macropolíticas da UFFS;
- Fomentar o debate político pedagógico na UFFS como forma de fortalecer a formação docente em ações locais e intercampi;
- Contribuir para melhor qualificar a ação docente em todos os níveis e modalidades de ensino, com foco na otimização das atividades tendo em vista uma abordagem interdisciplinar;
- Proporcionar apoio pedagógico permanente;
- Desenvolver métodos e procedimentos para análise de dados que indiquem nossas condições de docência.
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