Publicado em: 22 de maio de 2012 08h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 10h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) assinou um protocolo de intenções para promover a cooperação acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Mondragon, na Espanha, na terça-feira (22). O documento foi assinado pelo reitor da Universidade de Mondragon, Iosu Zabala Iturralde, e o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli.
O protocolo prevê atividades nas modalidades de intercâmbio de informações e publicações incluindo o intercâmbio entre as bibliotecas das respectivas instituições; intercâmbio de pessoal docente e pesquisadores para participar em cursos oferecidos nas respectivas instituições; intercâmbio de estudantes entre ambas as instituições; desenvolvimento ou participação em seminários, palestras ou simpósios; desenvolvimento de estudos conjuntos de pesquisa; desenvolvimento de programas e planos de estudo conjuntos; acesso a equipamentos e material específico; visitas de curta duração; incentivo de estudos de graduação e pós-graduação; e realização de outras atividades de cooperação ajustadas entre ambas as partes.
Segundo o vice-reitor da UFFS, a instituição europeia é uma universidade cooperativa, integrante do Complexo Cooperativo de Mondragon, que, para ele, é a experiência mais exitosa do cooperativismo moderno. Andrioli ressaltou a importância de ser o primeiro convênio internacional da UFFS e lembrou a relevância do cooperativismo no cenário mundial. “Podermos estar aqui assinando esse convênio no ano em que a ONU declara como Ano Internacional do Cooperativismo e simbólico também para reafirmar que queremos que a UFFS esteja integrada ao que temos de mais avançado em todas as áreas do conhecimento”.
Conforme o vice-reitor, durante a cerimônia o reitor da Universidade de Mondragon afirmou que o convênio caracteriza o início de um caminho de mútua aprendizagem entre as duas instituições, que nasceram em um contexto de intensa mobilização social e comunitária. Para ele, o compromisso acadêmico é aprofundar a reflexão sobre as bases sociais do movimento social que deu origem às universidades.
Também estiveram presentes à cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, a diretora da Faculdade de Humanidades da Universidade de Mondragon, Nekane Arratibel, a professora da instituição europeia, Leire Uriarte, os professores da UFFS, Pedro Cristofolli, e Antonio Carpes, o reitor do Instituto Federal de Sergipe, Ailton Ribeiro de Oliveira, o deputado estadual de Sergipe e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Daniel.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS