Publicado em: 21 de maio de 2012 08h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 09h03min
Dando continuidade ao processo de integração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) à vida comunitária dos espaços onde está inserida, a UFFS agora faz parte do Conselho Consultivo de um das áreas de conservação mais importantes da região oeste de Santa Catarina e do Sul do Brasil, a Floresta Nacional de Chapecó.
Criada em 1968, a Floresta é uma Unidade de Conservação de Manejo Sustentável. Um reservatório da biodiversidade regional, localizado nos municípios de Chapecó e Guatambu, compondo uma área de mais 1.400 hectares de mata e espécies em extinção.
O Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Geraldo Ceni Coelho, é o representante da UFFS no Conselho. Segundo ele, a Floresta Nacional de Chapecó é um grande patrimônio da região, em face da redução crescente na área verde de Chapecó e cidades vizinhas. Um dos trabalhos mais relevantes da UFFS neste Conselho é contribuir para a valorização de uma área como esta, em que pese os conflitos que ocorrem no seu entorno. “O Plano de Manejo, recém elaborado, e que aguarda homologação, orientará o uso da área e a UFFS pode contribuir bastante para a discussão ecológica em torno da Floresta Nacional de Chapecó, e interagir através de sua comunidade acadêmica para seu uso sustentável”, frisa.
O professor também destaca outro desafio na representatividade no Conselho. “Outro desafio é substituir gradativamente os plantios de Pinus que existem na área há mais de 30 anos. Estes começaram na década de 60 do séc. XX, visando estimular o plantio destas exóticas para fins comerciais. Esta substituição requer o desenvolvimento de metodologias especiais, porque os Pinus são bastante agressivos em sua regeneração, impedindo o retorno da Floresta nativa. A Floresta Nacional de Chapecó é uma, o que permite diversos usos da área, incluindo pesquisas, ensino e extensão, uso econômico extrativista, e recreação”, finaliza.
O Conselho Consultivo está previsto em Lei e reúne representantes da sociedade em geral e das Comunidades do entorno destas Unidades. O Conselho Consultivo opina sobre o manejo da Unidade, as atividades a serem realizadas, e sua divulgação. O mandato dos membros é de dois anos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS