UFFS investe em permanência e qualidade na formação

Publicado em: 28 de março de 2011 09h03min / Atualizado em: 20 de março de 2017 16h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou, recentemente, editais e uma portaria que contribuem com a vida acadêmica dos estudantes. A Portaria 256 estabelece os critérios e orientações para apoio financeiros à participação em eventos. Já os editais 53 e 54 fazem parte do Programa de Permanência da UFFS.

A portaria institucionaliza o auxílio financeiro e dá a oportunidade de os estudantes apresentarem trabalhos em eventos acadêmicos em território nacional ou em países integrantes do Mercosul. A intenção, segundo o diretor de Assuntos Estudantis, Maurício Fernando Bozatski, é contribuir com a qualidade da formação dos estudantes. “É uma oportunidade para a inserção no mundo da pesquisa e divulgação científica, de potencializar a formação e de preparar as bases para a pós-graduação dos estudantes”, afirmou o diretor.

O apoio poderá ser usado, exclusivamente, para compra de passagens, hospedagem, pagamento de inscrição no evento e alimentação, somente uma vez ao ano por estudante. O pedido deve ser encaminhado pelo acadêmico interessado ao Setor de Assuntos Estudantis do campus (em requerimento específico), juntamente com Ata do respectivo Colegiado ao qual o estudante está vinculado recomendando a participação do acadêmico no evento, até 30 dias antes do início do evento. Também deve ser entregue a documentação obrigatória (previsão de gastos, cópia do cartão bancário ou comprovante de abertura de conta com número da conta, agência e banco para depósito, atestado de frequência, comprovante do evento, cópia de documento de aceite para apresentação do trabalho e cópia impressa do trabalho).

A análise das solicitações será feita pela DAE, com base na previsão de gastos, no caráter de abrangência do evento e na indicação do Colegiado. O estudante deverá utilizar a logomarca da UFFS na apresentação do trabalho, seguindo o Manual de Identidade Visual da instituição. Depois do evento será necessário comprovar a participação no evento e as despesas mediante comprovante de pagamentos e de despesas.

Dentro do Programa de Permanência, o edital 53 visa selecionar projetos de Iniciação Acadêmica propostos por servidores da UFFS e que vão alocar os estudantes aptos a receberem bolsas de estudo (de acordo com a Análise Sócio-econômica). A inscrição dos projetos é de 28 de março a quatro de abril, a avaliação, pela DAE, acontece nos dias 5 e 6, e a alocação dos bolsistas, nos dias 19 e 20. O período de vigência dos projetos será de dois de maio a 31 de dezembro.

Há também o edital 54, que dispõe sobre os estudos orientados. Servidores podem se inscrever para orientar os estudos dos acadêmicos. Para isso, precisam dispor de quatro horas semanais para a supervisão dos bolsistas. As inscrições acontecem de 28 de março a primeiro de abril. O período de vigência será de dois de maio a 31 de dezembro.

Todas as informações podem ser consultadas nos próprios editais, disponíveis na página da instituição, no link Boletim Oficial>Editais ou Portarias.