UFFS lança Programa de Formação em Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em: 16 de setembro de 2013 08h09min / Atualizado em: 29 de março de 2017 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vai iniciar em 2013 a promoção de um conjunto de atividades envolvendo conferências, palestras, cursos, oficinas e treinamentos com a intenção de oportunizar à comunidade acadêmica, especialmente docentes envolvidos em projetos e em grupos de pesquisa e estudantes da iniciação científica, formação em atividades de pesquisa.

O Programa de Formação em Pesquisa e Pós-Graduação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), em conjunto com as instâncias envolvidas nos campi em atividades de pesquisa e pós-graduação. O projeto começou a ser proposto em 2011 e 2012 pelo Comitê Assessor de Pesquisa da UFFS e pelos docentes do programa Professor Visistante Nacional Sênior (PVNS). O Programa é permanente e com programação flexível. A atividade será presencial em um dos campi da UFFS e transmitido por videoconferência para os demais.

Entre os objetivos do Programa, estão o de fortalecer e qualificar os grupos de pesquisa da instituição; fomentar o debate crítico e aprofundado sobre os temas estruturantes da pesquisa na atualidade; promover a perspectiva interdisciplinar nos processo de produção do conhecimento na universidade; estimular práticas pedagógicas interdisciplinares e a produção do conhecimento no sentido de aprofundar a articulação entre o ensino de graduação e pós-graduação.

O Programa de Formação em Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS prevê três atividades já em 2013 e outras oito durante o ano de 2014. A primeira delas é a palestra “Desafios Teóricos e Metodológicos da Prática Interdisciplinar”, com o professor doutor Arlindo Philippi Junior. O evento acontece no dia 26 de setembro, a partir das 15 horas, no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó, com transmissão para os demais campi por videoconferência.

Sobre o palestrante

Arlindo Philippi Junior tem doutorado em Saúde Pública e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). É professor titular da USP, pesquisador Fapesp e CNPq. Exerce atualmente a função de pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP e presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública. É ainda coordenador pró-tempore da nova área de Ciências Ambientais da CAPES e membro do Conselho Superior da CAPES. Atuou como coordenador da área interdisciplinar da CAPES e foi membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior (CTC-ES) da CAPES no período de 2007-2011.