UFFS oferece oportunidade de capacitação a servidores

Publicado em: 28 de março de 2011 08h03min / Atualizado em: 20 de março de 2017 16h03min

Servidores dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já participam de capacitações. As disciplinas, iniciadas em março, acontecem com instrutores da própria instituição e já contam com 25 turmas, sendo que 13 vêm ocorrendo simultaneamente.

O trabalho, segundo o Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Elvis Roberto Giacomin, iniciou ainda em setembro de 2010, com o levantamento das necessidades de capacitação e a disponibilidade de instrutores, com o apoio das diretorias dos campi, e a previsão orçamentária. As capacitações iniciaram pelos futuros instrutores, com o treinamento de métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, em fevereiro deste ano.

Logo após foram feitas as inscrições, as homologações das chefias, o lançamento das turmas e os ajustes de matrículas. Foram definidas duas linhas de capacitação: a Iniciação ao Serviço Público e a Formação Geral, com certificações distintas.

Até o momento, os cursos estão sendo bem avaliados, segundo Giacomin. “Tenho entrado em contato com os campi. Os servidores estão elogiando a qualidade dos instrutores. De modo geral, a receptividade tem sido boa”, explica. O diretor de Gestão de Pessoas, Henrique Dagostin, destaca que a maioria dos servidores não trabalhava no serviço público, e que outra parte está em seu primeiro emprego. “As capacitações visam conectar o servidor a essa nova realidade”, resume.

O chefe do Setor de Gestão e Controle, Silvio Pereira de Moraes, servidor da pró-reitoria de Planejamento, está fazendo a disciplina de Ética. Para ele, a capacitação é extremamente importante, já que norteia todo o trabalho do servidor. “Além disso, contribui para o desenvolvimento pessoal”, aponta. Moraes também avalia que o instrutor tem domínio do conteúdo, o que contribui muito para que a disciplina seja bastante proveitosa.

Para o próximo ano, o indicativo é que se dê continuidade às disciplinas das mesmas linhas de capacitação, iniciando o segundo módulo, de gestão pública. Assim, o servidor técnico-administrativo poderá cursar disciplinas até chegar no nível de progressão, conforme o número e horas.