Publicado em: 26 de novembro de 2013 07h11min / Atualizado em: 29 de março de 2017 10h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi uma das instituições colaboradoras durante a 2ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (II Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 19 e 22 de novembro. O evento reuniu estudantes brasileiros, paraguaios e argentinos do ensino fundamental, técnico, profissionalizante e EJA, tanto da rede pública quanto particular. A UFFS contribuiu com a organização e o planejamento da Ficiencias, além de avaliar parte dos trabalhos finalistas em exposição. O evento contou ainda com palestras, oficinas e apresentações culturais.
Ligados às áreas de Química, Física, Ciências Biológicas e Informática, o grupo formado por seis professores do Campus Realeza, Passo Fundo e Erechim foi responsável pela avaliação de parte dos 142 trabalhos apresentados na Feira. Desse total, 29 foram premiados nas categorias classificação geral; área de conhecimento (engenharias, ciências da saúde, sociais aplicadas, agrárias, humanas, exatas e da terra e biológicas); menção honrosa; aluno destaque do Brasil e do Paraguai; projeto destaque do Brasil e do Paraguai.
Uma das oficinas da Feira foi ministrada pelas acadêmicas Alessandra da Silva e Edimara Hahn, do curso de Física do Campus Realeza. Ambas integram o projeto de extensão “Laboratório demonstrativo de Física”, que aborda os conceitos básicos da área a partir de temas do cotidiano, como a propagação de ondas mecânicas e ondas estacionárias, utilizando instrumentos musicais de corda, fabricados com materiais recicláveis. O tema foi apresentado para os alunos participantes do evento.
Já direcionada aos professores da educação básica, estava a oficina “Construção de conhecimentos em educação ambiental por meio de jogos de tabuleiro”, ministrada pela professora Cherlei Márcia Coan, do Campus Erechim.
Entre as apresentações culturais, estava a participação do projeto de extensão do Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é” com a peça “Un rapido dispado versão 3”. O grupo ousou ao apresentar o espetáculo em língua espanhola, o que agradou os participantes do evento, formado por brasileiros, paraguaios e argentinos.
Além disso, o Campus Realeza disponibilizou transporte aos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Letras: Português/Espanhol para conhecerem a criatividade, a inovação tecnológica, a praticidade e a viabilidade dos trabalhos expostos durante Ficiencias. Cerca de 65 acadêmicos de diversas fases dos cursos visitaram a feira.
Integrando a organização do evento estavam o diretor de Políticas de Graduação, Elsio Corá, como representante do Comitê Gestor da Ficiencias e a professora da Campus Realeza Danielle Nicolodelli Tenfen, do Comitê Acadêmico da Feira. A avaliação dos trabalhos foi feita pelos professores do Campus Realeza Bruno dos Santos Pastoriza, Paulo Sérgio de Camargo Filho, Paula Vanessa Bevian e Luciana Borowski Pietricoski; do Campus Erechim Cherlei Márcia Coan; e do Campus Passo Fundo Lucimar Fossatti de Carvalho.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos